Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presença

CTG Fronteira Aberta comemora Semana Farroupilha

16 de Outubro de 2021 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Gustavo Alencastro, Eric Souza e Gabriel Gambaro.
Gustavo Alencastro, Eric Souza e Gabriel Gambaro. (Crédito: VANDERLEI PEDRAÇOLLI / INTEGRAÇÃO DIGITAL / DIVULGAÇÃO)

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fronteira Aberta, de Sorocaba, realizou entre os dias 12 e 19 de setembro sua Semana Farroupilha. Neste ano, o evento contou com a ronda da chama crioula, roda de chimarrão e jogos farroupilhas, além de palestras sobre a importância da data.

A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. As comemorações da Revolução Farroupilha -- o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revolta civil brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais -- relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha. A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha.

Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital. Antecedendo a Revolução Farroupilha, desde o século 17 o Rio Grande do Sul já sediava as disputas entre portugueses e espanhóis.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos