Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presença

Quatro anos do Marco da Paz

15 de Outubro de 2021 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Autoridades e personalidades do esporte e da saúde de Sorocaba e Votorantim foram homenageados.
Autoridades e personalidades do esporte e da saúde de Sorocaba e Votorantim foram homenageados. (Crédito: DIVULGAÇÃO ACSO)

Para comemorar os quatro anos de instauração do Marco da Paz, a Associação Comercial de Sorocaba (Acso) e a Prefeitura de Sorocaba realizaram no dia 18 de setembro uma solenidade no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, espaço público onde o monumento foi instalado. A cerimônia contou com homenagens a autoridades, atletas e profissionais da saúde, além da participação especial da cantora Teresa Baddini, que interpretou o Hino Nacional, e da cantora Rebeca Vargas, que, acompanhada da Banda Regimental de Música do CPI-7 (Comando de Policiamento do Interior), cantou a música “Unidos pela Paz”.

Idealizado pelo italiano Gaetano Brancati Luigi, o Marco da Paz está presente em diversos locais do País e do mundo, com o objetivo de disseminar a cultura da paz entre os povos. Assessor especial da presidência da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Luigi viveu, ainda criança, todas as dificuldades e dores da 2ª Guerra Mundial. Em sua fala, ele, que já foi indicado três vezes ao Prêmio Nobel da Paz pela criação do monumento, destacou a mensagem da necessidade de se manter o espírito da paz entre os povos. O primeiro Marco da Paz foi implantado em 2000, no Pátio do Colégio, em São Paulo (SP).

“Essa festa é de Sorocaba. Nós todos que fizemos com que a nossa cidade seja depositária de um dos sinos do Marco da Paz, em um ambiente de paz e cordialidade entre as pessoas. Agradeço a presença de todos”, declarou o presidente da Acso, Sergio Reze.

Foram homenageados com a honraria “Mensageiros da Paz” o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga; a prefeita de Votorantim, Fabiola Alves; a ciclista Priscila Stevaux; o piloto Átila Abreu; o boxeador Abner Teixeira, medalhista olímpico; a jogadora de vôlei Ana Beatriz Corrêa; e o jogador de futebol Breno Fraga.

Também foram homenageados profissionais de saúde da cidade de Votorantim, que atuaram na linha de frente de combate à Covid-19: Dr. Júlio Cesar Prestes (médico do Hospital Santo Antonio); Tiago Rolim de Paula (enfermeiro do Hospital Santo Antonio); Elidam Vieira Junior (diretor do Hospital Municipal de Votorantim); Fábio Monteiro Moraes (médico do Hospital Municipal de Votorantim); e Regiane Rodrigues de Oliveira Souza (enfermeira do Hospital Municipal de Votorantim). Todos receberam miniaturas do monumento, diplomas de “Mensageiro da Paz” e flores.

Galeria

Confira a galeria de fotos