Buscar no Cruzeiro

Buscar

TBT

#TBT: Igreja de Santa Rita

14 de Outubro de 2021 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Inauguração da nova igreja em 1994.
Inauguração da nova igreja em 1994. (Crédito: PROJETO MEMÓRIA JORNAL CRUZEIRO DO SUL)

A historia da Capela de Santa Rita se confunde com a historia do bairro da Vila Santana. Ela foi construída em 1923 e o bairro se formou em volta dela. Em 1956, a Vila Santana também era chamado de Além-Linha, a igreja pertencia à Paróquia da Catedral e progredira bastante para ser elevada a Paróquia. Dom José Carlos de Aguirre assinou o decreto de criação da nova Paróquia de Santa Rita, no dia 19 de março de 1956.

Na década de 1990, por iniciativa do padre Tadeu Rocha Moares, ocorreu a construção do novo prédio da igreja, ao lado do antigo e com arquitetura moderna. A igreja nova foi inaugurada no dia 21 de maio de 1994. A igreja antiga contém uma torre com sinos e um imenso relógio com quatro vistas para o bairro. Foram párocos mais antigos os freis Florêncio Hannemann, Pedro Alcântara, Pedro de Alcântara e Cuniberto Höerning, todos da Ordem dos Franciscanos Menores (OFM), entre outros.

Entre as suas atividades estão a Festa de Santa Rita de Cássia (Benção das Rosas), Novena e Festa em Homenagem a Santa Rita de Cássia, que ocorre no mês de maio. Em 22 de maio, se celebra o Dia de Santa Rita de Cássia, que ficou conhecida como a Padroeira das Causas Impossíveis, a Protetora das Viúvas e a Santa das Rosas.

#TBT é uma gíria popular que significa Throwback Thursday e pode ser traduzida do inglês como “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira do regresso”. A expressão, simbolizada por #TBT, é utilizada pelos usuários de redes sociais como hashtag para marcar fotos que se refiram ao passado.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos