Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presença

Medalha Ana Terra

08 de Outubro de 2021 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Laor Rodrigues, Manoel Francisco Vasques, Laelso Rodrigues, Sidnei Silva, Luciane Durigan e Gisele Garcia Vasques.
Laor Rodrigues, Manoel Francisco Vasques, Laelso Rodrigues, Sidnei Silva, Luciane Durigan e Gisele Garcia Vasques. (Crédito: TEÓFILO NEGRÃO / DIVULGAÇÃO)

O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) realizou no dia 17 de setembro a outorga da medalha de mérito “Ana Terra”, homenagem conferida a mulheres que se destacam em suas atividades e são símbolo de coragem, força e resiliência.

Na ocasião, foi condecorada a professora e diretora do Colégio Politécnico, Sidnei Silva, pelos seus serviços prestados na educação, desde a fundação da escola que já formou mais de 10 mil alunos -- e todos os anos atinge ótimos índices de aprovação nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Também foram homenageadas Maria Helena Pasini Pedroso Peternelli, Daniela de Azevedo Serrão, Erica Beatriz Lemes Pimentel Verderi, Élide Martins, Gisele Campos Aith e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato.

A solenidade contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga; do secretário da Cultura, Luiz Antonio Zamuner; da secretária de Comunicação, Fernanda Burattini; do deputado federal Roberto Peternelli Jr; do instituidor da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), Laelso Rodrigues; do presidente do Gabinete de Leitura, Laor Rodrigues; do presidente da Loja Maçônica Perseverança III, Manoel Francisco Vasques; da presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, Gisele Garcia Vasques; e do presidente da Fraternidade Academia Perseverança III, Fernando Jammal Makhoul.

O nome da condecoração, Ana Terra, refere-se à personagem fictícia criada pelo escritor gaúcho Érico Veríssimo, autor do clássico “O Tempo e o Vento”. No romance, Ana Terra é uma sorocabana que foi para o Sul do País, no século 18, e lá vive uma tragédia relacionada com costumes e família. A história foi levada ao cinema, sendo que a atriz Cléo Pires interpretou Ana Terra.

Galeria

Confira a galeria de fotos