Buscar no Cruzeiro

Buscar

TBT

#TBT: Ceagesp

30 de Setembro de 2021 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Durante uma das feiras, no ano de 1981.
Durante uma das feiras, no ano de 1981. (Crédito: PROJETO MEMÓRIA JORNAL CRUZEIRO DO SUL)

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) é uma das principais empresas estatais brasileiras de abastecimento. É o terceiro maior centro atacadista de alimentos do mundo e o primeiro do Brasil e da América Latina. A Ceagesp surgiu em 31 de maio de 1969, resultado da fusão de duas empresas mantidas pelo governo de São Paulo: o Centro Estadual de Abastecimento (Ceasa) e a Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Cagesp); o novo nome foi escolhido pelo então governador do Estado Abreu Sodré.

Desde o início, a empresa centraliza o abastecimento de boa parte do País e rapidamente consolidou sua atuação nas áreas de comercialização de hortícolas e armazenagem de grãos. Os primeiros “mini-ceasas”, como ficaram conhecidos, foram construídos em Bauru, Sorocaba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Atualmente, há doze centrais de abastecimento no interior, próximas a polos de produção e consumo.

Em Sorocaba, o Ceagesp começou sua construção na metade dos anos de 1970, ocupa uma área total do terreno: 188,270 mil m² e uma área construída: 12,204 mil m² no local os principais produtos que são comercializados são batata, laranja, banana, tomate e melancia com um volume médio de 10 mil toneladas mês.

#TBT é uma gíria popular que significa Throwback Thursday e pode ser traduzida do inglês como “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira do regresso”. A expressão, simbolizada por #tbt, é utilizada pelos usuários de redes sociais como hashtag para marcar fotos que se refiram ao passado.

Galeria

Confira a galeria de fotos