Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presença

Acordes levou música e pintura ao Campolim

25 de Setembro de 2021 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Lana Dantas Cordeiro e Mary Dantas.
Lana Dantas Cordeiro e Mary Dantas. (Crédito: S8 COMUNICAÇÃO / DIVULGAÇÃO)

Na manhã do último dia 12, um domingo, o público que compareceu no Parque Campolim ouviu boa música com a apresentação da banda Conselheiro Mayrink, da cidade de Mairinque. A apresentação fez parte do projeto Acordes, uma realização do Ministério do Turismo, Case Multiação, Ruff e Pintura Solidária, que reuniu música e oficina de pintura gratuita. Um público rotativo estimado de 1.000 pessoas compareceu no parque para participar do evento.

Das 9h às 12h, crianças e adultos participaram das oficinas acompanhados por educadores da Associação Cultural Pintura Solidária. Das 11h às 12h, a banda musical Conselheiro Mayrink apresentou arranjos de compositores da música erudita e composições originais para banda sinfônica. No repertório, música popular brasileira de grandes nomes como Chico Buarque, Adoniran Barbosa, Noel Rosa, além de rock e clássicos internacionais. Ao todo 38 músicos participaram da apresentação, sob a regência do maestro Alexandre Piccirillo. A banda foi oito vezes campeã do Estado de São Paulo e seis vezes campeã brasileira na categoria de concerto.

Segundo a presidente da Pintura Solidária, Vera Lúcia Viudes Petrocchi, a proposta do projeto é a realização de oficinas de pintura, gratuitamente, em praças públicas do interior do Estado de São Paulo, integrando apresentações de música, tendo como objetivo a inclusão social e a ampliação do acesso à cultura. “Ficamos felizes em poder retomar aos poucos as atividades e levar arte e cultura para todos; foi um evento maravilhoso”, completa.

O evento é uma realização da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, da Pintura Solidária e da banda musical Conselheiro Mayrink, com patrocínio das empresas Case Multiação, Ruff, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A atividade contou com apoio da Secretaria da Cultura (Secult) da Prefeitura Municipal de Sorocaba. A próxima edição do projeto acontecerá no dia 26 de setembro, domingo, das 9h às 12h, na praça da Matriz, na cidade de Ibiúna (SP), com apresentação da banda e oficina aberta ao público.

Galeria

Confira a galeria de fotos