Presença
40 anos do Panathlon
O Panathlon Club Sorocaba comemorou na última terça feira do mês de agosto, no Sorocaba Park Hotel, seus 40 anos de fundação. A comemoração foi com um jantar, marcando assim a retomada das atividades que estavam suspensas desde fevereiro de 2020, em função da pandemia. Na abertura, o presidente do Panathlon Club Sorocaba, Elói Ferreira, deu boas vindas a todos, agradeceu as mensagens recebidas dos clubes brasileiros e também dos Panathlon de Lisboa e do Uruguai.
Pedro Souza secretario municipal de Esportes de Sorocaba e presidente do Distrito Brasil do Panathlon Internacional também comentou a importância da retomada onde poucos clubes conseguiram se reunir neste período de pandemia.
O que é o Panathlon?
O panathletismo teve início em 1951 na cidade de Veneza (Itália) com alguns sócios do Rotary Club que se perguntaram. “Por que não nos reunirmos , uma vez por mês, para conversarmos sobre esporte?” A ideia ganhou corpo e tornou-se realidade. O lema “Ludis Iungit”, do latim (O Esporte Une) surgiu antes da própria denominação do clube, de origem grega “Panathlon” que quer dizer “todos os esportes”. Esportistas de outras cidades gostaram da ideia e também fundaram outros clubes que se espalharam por toda a Itália e até no exterior.
Em 1960, o panathletismo tornou-se internacional. No início da década de 1960, este movimento desembarcou em Buenos Aires, sob o comando dos dirigentes da natação. Dois anos depois, levados pela amizade existente entre os dirigentes dos esportes aquáticos, foram fundados os clubes de Santiago, de Lima, do México. Em São Paulo o clube foi fundado em 1974, por empenho do professor Henrique Nicolini, jornalista da Gazeta Esportiva (SP) e na ocasião membro do Conselho técnico da Confederação Brasileira de Natação. Hoje, no Brasil, existem 17 clubes. Na Região Metropolitana de Sorocaba são 4 clubes: Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim e Salto de Pirapora.
Galeria
Confira a galeria de fotos