Buscar no Cruzeiro

Buscar

TBT

#TBT: 60 anos do Ipanema Clube

16 de Setembro de 2021 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Em 1981 os ex-presidentes do clube reunidos: Nivaldo Mascarenhas, Ubirajara Batista Ferreira, Dirceu Doretto, Ophir Mastrandea, Divo Barsotti e Mário Inglez de Souza.
Em 1981 os ex-presidentes do clube reunidos: Nivaldo Mascarenhas, Ubirajara Batista Ferreira, Dirceu Doretto, Ophir Mastrandea, Divo Barsotti e Mário Inglez de Souza. (Crédito: PROJETO MEMÓRIA JORNAL CRUZEIRO DO SUL)

Quantas histórias cabem em 60 anos? Desde 1961, o número 700 da rua da Sete de Setembro abriga o Ipanema Clube, que está completando 60 anos de existência, seis décadas de alegria em nossa cidade. Em uma pesquisa no arquivo do jornal Cruzeiro do Sul, a primeira página do dia 21 de setembro de 1961 mostrava a credibilidade daquele que seria “um novo marco de progresso para Sorocaba”. De acordo com a notícia, elementos representativos da sociedade local, sentindo a necessidade da fundação de um clube com características diferentes em Sorocaba, estavam criando o Ipanema Clube, que tinha como principal finalidade a prática de várias modalidades esportivas. O primeiro encontro aconteceu na agência Ford, de propriedade dos irmãos Notari, que também lideravam o movimento de fundação do clube. Na oportunidade, estiveram reunidos Humberto, Fernando e Mário Notari, Mário Inglez de Souza, Olavo Pinho Shimmelpfens, Jorge Consermelli, Benedito Franciulli, Antônio Gui, Sérgio Reze, Nelson Guarnieri de Lara, José Norberto Macedo e Antônio Vial. Em suas palavras, Antônio Vial disse que o intuito dos senhores presentes era criar em Sorocaba um clube estritamente familiar, que fosse um prolongamento do lar de seus associados, “sem desmerecer os demais clubes da cidade”.

No projeto apresentado aos jornalistas estava a construção das quadras, piscinas e um “importante salão para festas”. Antônio Vial frisou ainda que o nome dado ao clube poderia sofrer alteração, embora o grupo o considerasse forte, pois marca a história de Sorocaba e do Brasil . “Ipanema foi a primeira fundição do país, criada por Varnhagen. O nome, ademais, se destaca no ponto de vista geográfico, uma vez que é o morro que marcou a localização de Sorocaba e serviu de orientação para a caminhada dos bandeirantes”, frisou aos jornalistas.

Nestes 60 anos o Ipanema Clube se tornou um dos mais importantes espaços de lazer da nossa cidade, em seus salões de eventos, já foram realizados milhares de festas de casamentos, aniversários, eventos beneficentes, feiras, alem de eventos empresariais. O Ipanema foi palco de diversos shows com artistas de renome no cenário musical. O Clube tem tradição no Carnaval, sua feijoada é uma das mais disputadas na cidade.

No ano que completa 60 anos, o clube tem como desafio a retomada dos eventos pós Covid-19, além de manter as tradições como sua varanda, Américan Bar e Boatinha 700, com os olhos voltados para o futuro, mas sempre honrando seu passado. Vida longa ao Ipa! e que venham muitas festas em 2022.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos