Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presença

Ofebas oferece capacitação técnica gratuita a entidades

10 de Setembro de 2021 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
(Crédito: MANUEL GARCIA)

A Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) realiza, até o mês de novembro, uma série de sete encontros de Assessoramento Técnico Gratuito para as instituições sociais de Sorocaba e Votorantim. O objetivo é qualificar os serviços, programas, projetos e benefícios ofertados pela rede socioassistencial das duas cidades, além de fortalecer a autonomia dos sujeitos, grupos e comunidades.

Os encontros são voltados para assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, administradores, educadores sociais, pedagogos e estudantes, entre outros interessados. “Esperamos que, com essa capacitação, as entidades possam enriquecer os seus conhecimentos nas diversas áreas, fortalecer o trabalho da rede assistencial e integrar essa rede de serviços, permitindo que os munícipes tenham acesso aos serviços na sua integralidade”, diz Christiane Moura, assistente social da Ofebas.

Os dois primeiros encontros já foram realizados, nos dias 21 e 26 de agosto. No primeiro, a assistente social Taline Libanio apresentou palestra sobre “Aplicação da Tipificação 109”; no segundo, o professor doutor Vanderlei da Silva, falou sobre “Estatuto Social - Principais Aspectos e Adequações ao Marco Regulatório (Lei 13.019/2014)”. Os encontros ocorrem sempre no auditório do jornal Cruzeiro do Sul, no alto da Boa Vista.

“Estamos muito felizes com a participação das instituições. Neste ano, tivemos um recorde de inscrições”, ressalta a gerente geral Patrícia Peixoto. Ela acrescenta que, ao final do assessoramento, o Comitê Técnico da Ofebas premiará três organizações com um aporte financeiro de R$ 5 mil cada, para implantação de um projeto ou parte dele. “Uma de nossas missões é contribuir para a construção de uma sociedade melhor”, lembra Patrícia.

A Ofebas é uma organização sem fins lucrativos atuante no setor funerário e assistencial nas cidades de Sorocaba e Votorantim, que desde a sua fundação desenvolve trabalho com viés social. Além de oferecer atendimento totalmente gratuito para as pessoas socialmente vulneráveis que tiveram familiar falecido, a Ofebas atua na garantia de direitos das famílias, encaminhando-as para as redes de serviço (Projeto Continuar a Viver). Também participa e colabora com ações sociais, bem como realiza o assessoramento financeiro e técnico às Organizações da Sociedade Civil (OSCs).