Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presença

Setembro Amarelo

03 de Setembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A sede da FUA está iluminada com a cor amarela.
A sede da FUA está iluminada com a cor amarela. (Crédito: MANUEL GARCIA)

As ações de prevenção ao suicídio, como parte do movimento nacional Setembro Amarelo, já começaram, a sede da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) no Alto da Boa Vista, onde funcionam o jornal Cruzeiro do Sul e o Colégio Politécnico (unidade Boa Vista) receberam iluminação na cor amarela, com o objetivo de discutir a prevenção ao suicídio e ao adoecimento psíquico.

A origem do movimento Setembro Amarelo e todo o trabalho de conscientização contra suicídio começou com a história de um jovem americano de 17 anos, que cometeu suicídio na década de 90. Nem a família, nem os amigos, perceberam os sinais de que ele pretendia tirar sua própria vida. No seu funeral, os amigos fizeram cartões amarelos com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda.

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com a finalidade de que países adotem estratégias de enfrentamento ao assunto. O amarelo foi a cor escolhida para representar essa campanha.

A campanha nacional ocorre todo ano no mês de setembro, que é chamado de amarelo porque a cor representa a vida. O “Setembro Amarelo” foi iniciado em 2015, por meio de uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. Referência no Brasil, com unidades espalhadas por todo o país, o CVV conta atualmente com cerca de quase cinco mil voluntários, que atendem gratuitamente pelo telefone 188, 24 horas por dia. Pelo site da entidade também é possível buscar assistência de forma on-line. www.cvv.org.br.