Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presença

Parmegiana da Padroeira

22 de Agosto de 2021 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Ana Maria de Melo Lousada, Maria Luzia Mariano Martins e Maria Cristina Muniz.
Ana Maria de Melo Lousada, Maria Luzia Mariano Martins e Maria Cristina Muniz. (Crédito: SONIA MARIA GONÇALVES / INTEGRAÇÃO DIGITAL / DIVULGAÇÃO)

A Catedral Metropolitana de Sorocaba, igreja de Nossa Senhora da Ponte, realizou no dia 15 de agosto sua tradicional “Parmegiana da Padroeira”. O evento foi realizado no sistema drive-thru na sede da ação católica. No cardápio, uma deliciosa parmegiana de carne com acompanhamentos. O almoço é tradicional na cidade sendo sempre realizado em homenagem à Nossa Senhora da Ponte, padroeira da cidade de Sorocaba e sua arquidiocese.

Nossa Senhora da Ponte é uma das diversas invocações de Maria, mãe de Jesus. Como indica o nome, o título em geral refere-se a imagens de Nossa Senhora associadas a uma ponte sobre um curso d’água. Na Europa, este título é encontrado em diversos locais. Um exemplo é a Capela de Nossa Senhora da Ponte em Barcelos, Portugal, erigida por volta de 1328 quando da construção da ponte gótica da cidade sobre o rio Cávado. Esta capela, localizada perto da ponte, foi originalmente criada como refúgio para os peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela.

Ainda em Portugal, na cidade de Amarante, há uma imagem com a invocação de Nossa Senhora da Ponte na parte externa do Convento de São Gonçalo. Trata-se de uma pietá medieval de pedra que esteve num cruzeiro sobre a Ponte de São Gonçalo até 1763, quando uma cheia do rio Tâmega destruiu parte da ponte e a pequena imagem foi transferida ao convento.

A Catedral de Sorocaba possui no altar principal a única imagem dedicada a Nossa Senhora da Ponte existente no País, trazida de Portugal em 1771.

Galeria

Confira a galeria de fotos