Buscar no Cruzeiro

Buscar

TBT

#TBT: Viação Nossa Senhora da Ponte

12 de Agosto de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O prédio da antiga agência da Viação Nossa Senhora da Ponte na rua Monsenhor João Soares ainda existe e sedia uma lanchonete.
O prédio da antiga agência da Viação Nossa Senhora da Ponte na rua Monsenhor João Soares ainda existe e sedia uma lanchonete. (Crédito: ARQUIVO JCS (10/12/1972))

O dia 15 de agosto, domingo, atribuído ao aniversário de Sorocaba, representa também o dia da padroeira da cidade: Nossa Senhora da Ponte. E por mais de 50 anos, esse nome também foi associado a uma das mais tradicionais empresas de ônibus da região: a Viação Nossa Senhora da Ponte, fundada em 1958 pelo empresário Nelson Pedroso de Souza como sucessora da antiga Viação Souza, que tinha sede em São Roque.

A Ponte operava diversas linhas rodoviárias com partidas de Sorocaba, como São Roque, Mairinque, Alumínio, Itu, Jundiaí, Piracicaba, Osasco, São Roque, São Paulo, Itu e Tietê, além de fretamento turístico e de fábricas. Tinha agência na rua Monsenhor João Soares -- transferida para a Rodocenter com a sua inauguração, em 1973 -- e garagem na rua Miranda Azevedo. Posteriormente, construiu uma grande garagem na rua Campos Salles, em Pinheiros, onde hoje é a Consórcio Sorocaba.

Com o crescimento populacional da região, algumas de suas linhas foram transformadas em suburbanas entre o final de 1980 e 1990, colaborando para o vetor de integração entre os municípios que viria a ser, depois, parte da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

As empresas do grupo (Nossa Senhora da Ponte, Ituana e Pontur Transportes e Turismo) encerraram suas atividades em 2011, com a transferência de suas linhas para a Rápido Luxo Campinas. (por Eric Mantuan)

Galeria

Confira a galeria de fotos