Buscar no Cruzeiro

Buscar

TBT

#TBT: Corpo de Bombeiros

22 de Julho de 2021 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Parte da equipe dos Bombeiros de Sorocaba, em 1970.
Parte da equipe dos Bombeiros de Sorocaba, em 1970. (Crédito: PROJETO MEMÓRIA JORNAL CRUZEIRO DO SUL)

Inaugurado em Sorocaba em 12 de novembro de 1962, o Corpo de Bombeiros chegou na cidade primeiramente para combater incêndios. O sonho de trazer a corporação para a cidade se tornou realidade em 29 de agosto de 1950, quando o vereador Sílvio Rosa Santos, recebeu um ofício do coronel Eleutherio Brum Ferlich, então comandante do 7º Batalhão de Caçadores, de que teria sido aprovado o projeto de criação da unidade em Sorocaba. Nesse período a campanha para a criação de um Corpo de Bombeiros na cidade caminhava a passos largos. No dia 17 de junho de 1959, ocorreu um incêndio na Fábrica de Velas São Jorge, no bairro Santa Rosália. Em agosto do mesmo ano, outro grande incêndio assustou os sorocabanos, dessa vez, destruindo as dependências de uma livraria. E foi graças a população, Força Pública e Guarda Civil, que utilizaram baldes, bacias e todo tipo de vasilhames, o incêndio foi controlado. O Corpo de Bombeiros da capital foi acionado e quando chegou no local executou o trabalho de rescaldo, pois a população já havia conseguido controlar as chamas e o prédio havia sido destruído pelo fogo.

Depois de todas as ocorrências, em 29 de novembro de 1961, através do Projeto de Lei nº 880/61, o Corpo de Bombeiros foi criado em Sorocaba em uma área ao lado do 7º Batalhão de Caçadores da Força Pública, no bairro do Cerrado.

#TBT ou Throwback Thursday é uma expressão popular que traduzida significa “Quinta-feira do retorno” ou “nostalgia”. Costuma ser incluída em legendas para fotos antigas que os usuários publicam nas redes sociais.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos