Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presença

Festa della Repubblica Italiana

25 de Junho de 2021 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Humberto Silveira e Vanderlei Pedraçolli.
Humberto Silveira e Vanderlei Pedraçolli. (Crédito: SONIA MARIA GONÇALVES / INTERGRAÇÃO DIGITAL / DIVULGAÇÃO)

A Praça Coronel Fernando Prestes sediou, no dia 2 de junho, um ato cívico em comemoração ao Dia da Comunidade Ítalo-Sorocabana. A solenidade foi realizada pela Società Culturale Italiana Di Sorocaba, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com o objetivo de homenagear os imigrantes italianos que se instalaram no município e seus descendentes que vivem na cidade. No dia também foi celebrada uma missa na Catedral Metropolitana de Sorocaba.

“Essa é uma homenagem que me emociona muito, pois, em 1889, meus bisavós chegavam aqui, assim como a maioria dos grupos que vieram da Itália, desbravando esse nosso Brasil. A Società sempre promoveu essa e outras festas para a preservação da história e da cultura italiana e sabemos da importância dessa comemoração”, declarou o presidente da Società, Valdir Paezani, que também falou sobre a data, que, em Sorocaba, foi instituída pela Lei Municipal nº 11.660, de 9 de janeiro 2018, mesmo Dia Nacional da Itália.

Festa della Repubblica Italiana é o feriado nacional da Itália celebrado todo ano em 2 de junho. O dia comemora o referendo institucional realizado em forma de sufrágio universal em 1946, no qual o povo italiano foi chamado às urnas para decidir a forma de governo do país após a Segunda Guerra Mundial e a queda do Fascismo. Com 12.717.923 votos para república e 10.719.284 votos para monarquia, o resultado significou a proclamação da República e o exílio forçado dos homens descendentes da Casa de Saboia.

Na comemoração, uma grande parada militar é realizada no centro de Roma, presidida pelo presidente da República Italiana em seu posto de Supremo Comandante das Forças Armadas. O primeiro-ministro, formalmente conhecido como presidente do Conselho de Ministros, e outros alto oficiais também participam do evento. Mesmo o evento principal sendo realizado em Roma, muitas cidades Italianas celebram o dia também. Antes da fundação da República, o feriado nacional Italiano era o primeiro domingo de junho, aniversário do Estatuto Albertino, que foi a constituição do Reino Unido da Itália. Até 1977, essa era a data das celebrações pela fundação da república em 1948. A data de 2 de junho tornou-se oficial no ano de 2000.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos