Buscar no Cruzeiro

Buscar

TBT

#TBT Vila dos Velhinhos

24 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Antiga residência das mulheres, em 1945.
Antiga residência das mulheres, em 1945. (Crédito: PROJETO MEMORIA JORNAL CRUZEIRO DO SUL)

Sob as asas protetoras da Vila dos Velhinhos se acolhem, atualmente, mais de 100 idosos. São homens e mulheres com diferentes histórias de vida que, havendo percorrido ao longo da existência trajetórias marcadas por derrotas e vitórias, ali encontram, neste momento, um lar comum. A Instituição Sociedade Filantrópica Vila dos Pobres foi fundada em 31 de março de 1934 na cidade de Sorocaba, por iniciativa de um grupo de cidadãos, com espírito altruísta e preocupados com as precárias condições sociais, em especial as pessoas em situação de rua, idosos e até menores abandonados que já naquela época viviam em estado de desamparo pelas ruas da cidade. A instituição também socorria muitas famílias que vindas de outros estados a procura de empregos e acomodações. Asiladas tais famílias na Vila, as mesmas pernoitavam e tomavam café com leite matinal, duas refeições diárias.

Em 1948, foi apresentado em pauta de reunião, uma planta da ampliação dos pavilhões da Vila, na qual contou com a colaboração do Dr. Antônio Amóbill e foi aprovada a rifa de um automóvel de marca Ford Inglês, cedido pelo sr. José Alcolea, uma tourada e uma tradicional festa de São João, o qual ficou considerado padroeiro da Vila e as rendas ficariam em prol da entidade. Nos anos de 1950 um novo estatuto foi elaborado, e no ano de 1954 o nome da entidade teve que ser alterado, pois as disposições governamentais proibiram as entidades de terem nomes caritativo, passando então a se chamar Vila dos Velhinhos de Sorocaba.

A Vila dos Velhinhos de Sorocaba, entidade beneficente de assistência social, reconhecida de Utilidade Pública Municipal, pela Lei nº 1.061 de 08 de março de 1963; Estadual pela Lei nº 9.400 de 7 de junho de 1966 e, Federal pelo Decreto nº 61.601 de 24 de outubro de 1967, Registro no Serviço Social do Estado sob nº 139 e Registro no Conselho Estadual de Auxílios e Subvenções sob nº 1522, tem por finalidade acolher idosos com mais de 60 de ambos os sexos, preferencialmente originários de Sorocaba, prestando-lhes, de forma gratuita, permanente e sem qualquer discriminação, toda assistência material, moral e espiritual necessárias a uma existência condigna.

Na trajetória de seus 87 anos de fundação, a Vila dos Velhinhos de Sorocaba, chega ao século 21 preservando e perseverando na busca de seus objetivos, acolhendo pessoas idosas, grupo crescente na sociedade brasileira e sorocabana. Os idosos da instituição participam de várias atividades, desenvolvidas dentro e fora da Vila, com o objetivo de socialização, bem como oferecer a oportunidade de lazer e qualidade de vida.

A entidade trabalha hoje com várias equipes de profissionais, sendo administrador, assistente social, enfermeira, nutricionista, médicos, entre outros. Sua estrutura é totalmente voltada para o bem-estar, com rampas de acesso, passarelas para caminhadas e áreas verdes planas que permitem passeios muito agradáveis. Uma graciosa praça embeleza o local onde encontra a Capela Ecumênica. No ano de 2016 foi inaugurado o “Boulevard Vila” o primeiro e único empreendimento comercial 100% filantrópico de Sorocaba que destina todo o aluguel dos seus espaços comerciais revertido para manter a entidade. O Boulevard conta com lojas, restaurantes, academia, escritórios comerciais, e cafés e fica na avenida Santa Cruz bem ao lado da entidade.

#TBT ou Throwback Thursday é uma gíria popular da internet que traduzido significa Quinta-feira do retorno ou da nostalgia, costuma-se ser incluída em legendas para fotos antigas que os usuários publicam nas redes sociais.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos