Buscar no Cruzeiro

Buscar

TBT

#TBT: Palácio dos Tropeiros

17 de Junho de 2021 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Registro feito em 1982.
Registro feito em 1982. (Crédito: PROJETO MEMÓRIA JORNAL CRUZEIRO DO SUL)

O Palácio dos Tropeiros Prefeito José Theodoro Mendes, também conhecido como Paço Municipal, é o edifício sede da Prefeitura de Sorocaba. Situa-se na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041. Com o Teatro Municipal Teotônio Vilela, a Biblioteca Jorge Guilherme Senger, o prédio da Câmara, o Monumento do Trópico de Capricórnio e o Monumento a Ayrton Senna, integra o conjunto arquitetônico do Alto da Boa Vista.

No início da década de 1970, nesse local havia apenas o Jockey Clube e antenas de TV. A construção foi iniciada em março de 1979 e o prédio, já com o título de Palácio dos Tropeiros, foi inaugurado em 15 de junho de 1981, com bênção dada pelo bispo dom José Carlos Castanho de Almeida sobre a marca da administração “Por uma Sorocaba melhor”’, do então prefeito José Theodoro Mendes. O nome faz homenagem ao tropeirismo, que tornou Sorocaba referência no comércio de tropas no Brasil colonial.

O projeto foi concebido pelo arquiteto Luiz Arthur Guimarães Navarrete e foi escolhido por meio de concorrência pública. O traçado de Navarrete para esta obra foi inspirado em uma parábola, imaginada em ritmo crescente do 1º ao 6º andar do prédio, simbolizando o crescimento futuro do município.

Construído em concreto e vidro, o Palácio dos Tropeiros tem seus quatro primeiros andares ocupados por secretarias, o quinto andar abriga um mirante, com vista para a cidade. No sexto andar ficam os gabinetes do prefeito e vice-prefeito. O lago em frente à Prefeitura surgiu do aproveitamento de uma nascente de água. Além de embelezar o local, mantém a umidade e a temperatura, afastando o calor excessivo. Suas águas abrigam carpas, tilápias, marrecos, patos e cisnes. No centro, dois jatos de água, movidos a motores mantêm a oxigenação da água e a umidade do local. O jardim e o estacionamento preservam espécies da flora do cerrado, como árvores de ipê. Uma pista de caminhada, denominada “Odilon Araújo”, oferece trilhas e equipamentos para a prática esportiva e de lazer. Há também no local um parque infantil, próximo à Biblioteca Municipal, com brinquedos e caixas de areia para crianças.

O conjunto arquitetônico do Paço Municipal é tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP) desde agosto de 2018, e é considerado um dos mais bonitos cartões postais de nossa Manchester Paulista. Desde o dia 29 de janeiro de 2020 o prédio passou a se chamar Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”, uma homenagem ao ex-vereador e ex-prefeito responsável pela construção do prÉdio é que faleceu em um acidente de carro.

Galeria

Confira a galeria de fotos