Buscar no Cruzeiro

Buscar

TBT

#TBT: Jornal Cruzeiro do Sul

10 de Junho de 2021 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Em 1978, na rua São Bento, uma grande fila se formou para inscrição de bolsas de estudos oferecidas pelo jornal.
Em 1978, na rua São Bento, uma grande fila se formou para inscrição de bolsas de estudos oferecidas pelo jornal. (Crédito: PROJETO MEMÓRIA JORNAL CRUZEIRO DO SUL)

Sorocaba, 12 de junho de 1903. Neste dia o sonho de Joaquim de Camargo Pires e João Clímaco se concretizava no sobrado de número 25 da rua Monsenhor João Soares. O movimento foi intenso durante a madrugada toda, logo de manhã alguns jovens chegavam naquela residência e saíam com pequenos fardos nos braços, começava ali a distribuição daquele que seria o maior jornal do interior paulista. O jornal Cruzeiro do Sul era modesto, tinha apenas quatro páginas e circulava duas vezes por semana. Na época de sua fundação, o jornal contava com um patrimônio também modesto, composto por três linotipos, uma impressora Europa, um derretedor de chumbo e uma velha máquina de escrever.

Durante os anos, o jornal Cruzeiro do Sul foi ganhando credibilidade, trocou algumas vezes de endereço e de proprietários e, desde de 1964, graças ao empenho de 21 membros da Loja Maçônica Perseverança III foi adquirido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), que desde então o administra. O Cruzeiro do Sul, supera a marca dos 118 anos, sempre apresentando em suas páginas as principais notícias não só de Sorocaba e região, mas também do Brasil e do mundo todo. Se orgulha de ser um jornal imparcial e moderno, sempre “atual como a notícia” e um dos poucos jornais do País que mantém, um suplemento semanal voltado à educação de crianças, o Cruzeirinho. Vasculhando os arquivos do Projeto Memória encontramos estas preciosas fotos que contam um pouco da nossa história.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos