Buscar no Cruzeiro

Buscar

TBT

#TBT: A história do rádio

27 de Maio de 2021 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Estúdio da Rádio Clube, em 1983.
Estúdio da Rádio Clube, em 1983. (Crédito: Projeto Memória / jornal Cruzeiro do Sul)

A história do rádio em Sorocaba remete aos antigos serviços de alto-falantes que funcionavam na cidade. Em 1933 Sorocaba ganhava suas primeiras emissoras de rádio a PRD9 e a PRD7, veículos de grande importância e pioneiros da radiodifusão no interior do País. A PRD9 foi fundada em 14 de julho de 1933 e fez as primeiras transmissões informais em Sorocaba, mas só conseguiu o registro oficial em novembro de 1933. A PRD7 conseguiu esse registro em agosto de 1933.

Em 1930, Joubert Wey, considerado o primeiro locutor profissional de Sorocaba, irradiava a romaria de Aparecidinha. Em 1933, Caputti Sobrinho transmitiu a instalação do curso Ginasial do Estado no prédio da futura sede do Clube Estrada de Ferro Sorocabano, na rua Álvaro Soares. O locutor Sylvio Betti completava o trio.

A Rádio Clube, em 1933 transmitia, na voz de Orlando da Silva Freitas, a procissão da imagem de Nossa Senhora da Ponte, padroeira da cidade. A rádio funcionou inicialmente no Palacete José Miguel, na rua 15 de Novembro. A primeira transmissão de uma partida de futebol em Sorocaba foi da Rádio Clube, em 28 de fevereiro de 1937. São Bento x Estrada, em parceria com o jornal Cruzeiro do Sul, com locução de Norberto Amaral Bastos e comentários de João Pensa. Local: Parque Sorocabana, depois transformado em Estádio Rui da Costa Rodrigues. Resultado: 5 a 4 para o São Bento.

No livro “Histórias do Nosso Rádio”, Otto Wey Netto registra, com base em relato do historiador Aluísio de Almeida, que o primeiro receptor de rádio de Sorocaba pertenceu a José Speers, filho do casal Frank e Rosália Speers. A novidade foi instalada em 1926 na chácara do Caminho Fundo (avenida General Osório), local depois adquirido por Alberto Trujillo.

#TBT ou Throwback Thursday é uma gíria popular que traduzido significa Quinta-feira do retorno ou nostalgia, costuma-se ser incluída em legendas para fotos antigas que os usuários publicam às quintas-feiras nas redes sociais.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos