Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura recebe 39 sugestões para os prêmios municipais

08 de Abril de 2019 às 21:33

Secretaria de Cultura (Secult) recebeu 39 sugestões referentes aos temas. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS

A Secretaria da Cultura (Secult) recebeu no total 39 sugestões referentes aos prêmios “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais e Anual Sorocaba de Literatura, durante a consulta pública realizada, de forma on-line, entre o dia 15 de março e o dia 3 de abril. Do total, 26 foram para o Prêmio de Artes Visuais e 13, para o Prêmio de Literatura.

A consulta pública tem como objetivo reformular as leis municipais, através de uma construção participativa, para garantir a ampliação da participação dos artistas da cidade nas duas premiações. Entre as sugestões enviadas referente ao Prêmio de Artes Visuais estão retirar a exigência de que a obra inscrita seja inédita; a não restrição de participação dos contemplados em anos anteriores; e aceitar obras do ano equivalente ao prêmio e não somente do ano anterior.

[irp posts="86597" ]

 

Já com relação ao Prêmio de Literatura, entre as sugestões feitas estão a inclusão de novas categorias como Zines e Livros de artista, ampliando e democratizando o acesso àqueles que possuem produção literária fora do mercado editorial tradicional; abrir uma categoria regional; e homenagear um escritor/escritora de Sorocaba em cada prêmio.

A Secretaria da Cultura encaminhará as sugestões à Secretaria de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais (SAJ) para análise. Após análise jurídica, as Câmaras Temáticas de Artes Visuais e Literatura do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) vão trabalhar numa proposta de alteração das leis. Na sequência, as mesmas serão enviadas à Câmara Municipal para votação para posterior publicação dos editais.

O Prêmio de Artes Visuais foi instituído pela lei municipal nº 11.205, de 21 de outubro de 2015 e o Prêmio de Literatura pela lei nº 11.182, de 24 de setembro de 2015. (Da Redação)