Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura não destinará recursos para o desfile de Carnaval em 2020

03 de Dezembro de 2019 às 12:27

Desfile de Carnaval em Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério (06/03/2019)

O secretário de Cultura de Sorocaba, Marcel Stefano Tavares Marques da Silva, disse que a pasta não investirá recursos públicos para a realização ou apoio do desfile das escolas de samba no Carnaval do ano que vem. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (03).

Em 2020, de acordo com a lei aprovada recentemente, a pasta terá orçamento de R$ 13,4 milhões -- montante que é 17% menor que a dotação deste ano --, e, segundo Stefano, todas as ações da pasta serão “repensadas” por sua equipe. “Vamos fazer ações [culturais] no Carnaval, mas aquele Carnaval de rua, tradicional, não vai ter não”, afirmou.

A declaração foi dada pelo secretário em uma coletiva de imprensa realizada no Chalé Francês, convocada para o anúncio do “Forfé Cultural”, evento que a pasta realizará entre entre sexta-feira (6) até domingo (8) num formato semelhante ao da Virada Cultural Paulista e que vai reunir dezenas de apresentações musicais gratuitas em diversos espaços da cidade.

Na prática, o “Forfé Cultural” consiste na aglutinação de apresentações que já estavam na agenda cultural do município como os shows de encerramento da Semana Municipal do Samba, com algumas atividades realizadas com recursos de emendas ao orçamento que só foram liberadas agora.