Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘Poesia em movimento’ abre a Mostra de Dança de Votorantim

11 de Outubro de 2018 às 07:23

‘Poesia em movimento’ abre Mostra de dança Espetáculo une a dança à poesia de Moacyr Sacramento e conta a história de um poeta que perdeu a inspiração. Crédito da foto: Divulgação

As companhias de dança Sintonia Arte & Cultura e a de teatro musical On Broadway, em parceria com a ST Dança, apresentam nesta sexta-feira (12) o espetáculo infantil “Poesia em movimento”, marcando a abertura da 9ª Mostra de Dança de Votorantim. Como sugere o nome, a montagem une a dança à poesia de Moacyr Sacramento, o Moa, e conta a história de um poeta que perdeu a inspiração. Alguns dos seus poemas serão recitados e representados por coreografias de jazz, ballet, sapateado americano, dança irlandesa e danças urbanas.

De acordo com Bia Ruberti, diretora artística e responsável pelo roteiro da peça, a produção promete prender a atenção e mexer com o imaginário da plateia. Segundo ela, o espetáculo -- que estreou em novembro do ano passado, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV) -- foi totalmente recriado e direcionado para as crianças, enquanto espectadoras. “Nossa intenção é que elas se sintam abraçadas pela história e envolvidas com os personagens”, afirma. Sady Medeiros é diretora teatral do espetáculo e responsável pela performance dos atores Felipe Marques e Angélica Bittar, que interpretarão o Poeta e a Inspiração, respectivamente. “O espetáculo será interativo, onde as crianças serão ativas na história e participarão desse resgate da memória do Poeta. A ideia é que elas criem junto com a gente, tornando a atividade mais lúdica”, comenta.

A ideia de recriar a peça para que ela pudesse ser assistida pelas crianças era um desejo antigo tanto da Bia quanto da Sady, que consideram os poemas do Moa de fácil empatia, além de ele ser um artista com muita experiência e reconhecimento no País e no exterior.

História

Moacyr tem 19 livros publicados, muitos deles adotados por dezenas de escolas de todo o Brasil. Os poemas levaram o dentista aposentado ao reconhecimento como poeta até fora do País, sendo convidado a publicar os textos e a participar de eventos em Portugal e Cuba. Um de seus poemas -- “O moço” -- foi considerado um dos cem textos mais influentes do século 20 pela Faculdade de Direito da USP, em São Paulo.

Moacyr e sua esposa, a artista plástica Marinete Sacramento, são de Niterói e atualmente moram em Conservatória, cidade do Rio de Janeiro conhecida pela arte. Os dois administram o ateliê Casa do Poeta, onde os livros e textos do Moacyr, aquarelados por Marinete, são vendidos.

Para ele, o convite de ceder os textos para o espetáculo é uma honra. “Quase me matou (risos). Imagine um cara apaixonado por dança e poesias no Brasil. Nós, poetas, brigamos de foice no escuro. Um dos meus textos já havia sido dançado numa academia do Rio de Janeiro enquanto eu o recitava. Então quando a Bia ligou, pensei que ela fosse montar uma leitura. Mas ela falou que não, ‘nós vamos montar uma história baseada nos seus textos’. Aí, rapaz, segura coração!”, emociona-se o poeta.

Serviço

Espetáculo infantil “Poesia em movimento”

Sexta-feira (12), 16h

Auditório Municipal Francisco Beranger (avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291, Centro, Votorantim)

Ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia) e podem ser adquiridos antecipadamente na Sintonia Arte & Cultura (avenida Padre Joaquim Gonçalves Pacheco, 172, Jardim São Paulo)