Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pinacoteca de SP abre mostra on-line com vídeos e filmes

09 de Maio de 2020 às 00:01

Pinacoteca de SP abre mostra on-line com vídeos e filmes A iniciativa é inédita e é possível acompanhar cinco trabalhos pelo site do museu. Crédito da foto: Divulgação

A Pinacoteca de São Paulo abre na próxima terça-feira, dia 12, “Distância”, primeira exposição de vídeos e filmes pensada especialmente pelo museu para os meios digitais para ser apreciada pelo público durante este período de confinamento social. É também a primeira vez que o museu realiza uma mostra apenas on-line. A ação inédita reúne cinco trabalhos do acervo que poderão ser vistos até o dia 3 de agosto no site www.pinacoteca.org.br. A curadoria é de Ana Maria Maia.

Os trabalhos selecionados são “Da janela do meu quarto” (2004), de Cao Guimarães; “O batedor de bolsa” (2011), de Dalton Paula; “Tarefa I” (1982), de Leticia Parente; “9493” (2011), de Marcellvs L.; e “A banda dos sete” (2010), de Sara Ramo.

“Apesar de distintos em tantos aspectos, esses filmes e vídeos têm em comum o ponto de vista de sujeitos por alguma razão apartados de uma sociabilidade imediata. Longe o suficiente para não terem acesso, mas minimamente perto para observarem e comentarem essa condição”, explica Maia.

No próximo sábado, dia 16, às 11h, a conta da Pina no Instagram (@pinacotecasp) realiza uma live com Ana Maria Maia.

A conta da Pinacoteca no Instagram também sedia o projeto #pinadecasa, lançado pelo museu no dia 18 de março. O espaço apresenta diariamente, na rede social, uma obra da coleção do museu acompanhada de curiosidades, dados históricos e explicações dos nossos curadores é postada.

Além disso, é possível fazer uma visita online pelo Tour Virtual 3D da Pinacoteca de São Paulo, que está disponível no site do museu. Ainda pelo Google Arts and Culture (https://bit.ly/3aG3jFA), o público também pode visitar sem sair de suas residências. (Da Redação)