Buscar no Cruzeiro

Buscar

’Persona’ presta homenagem à atriz Fernanda Montenegro

02 de Maio de 2020 às 00:01

Fernanda Montenegro foi a primeira latino-americana indicada ao Oscar de melhor atriz por “Central do Brasil”. Crédito da foto: Divulgação

Neste domingo (3), o programa “Persona”, exibido pela TV Cultura, leva ao ar a primeira parte da edição especial em homenagem a um dos maiores nomes das artes cênicas no País: Fernanda Montenegro. A artista é entrevistada pelo ator e diretor teatral Sérgio Mamberti e pelo diretor teatral Celso Nunes, que já trabalharam com Fernanda. O programa, que conta com a apresentação de Atílio Bari, vai ao ar às 21h30.

Desde que iniciou sua carreira, em 1945, a atriz atuou em inúmeras peças de teatro, filmes e telenovelas, e já acumulou mais de uma centena de prêmios. Com sua atuação em “Central do Brasil” (1998), se tornou a primeira latino-americana indicada ao Oscar de melhor atriz. Foi, ainda, a primeira brasileira vencedora do prêmio Emmy Internacional na categoria de melhor atriz, por sua atuação em Doce Mãe (2013).

Nesta edição, Fernanda dá um grande depoimento a respeito de sua vida e do teatro contemporâneo brasileiro. Sobre sua infância e o que despertou seu interesse em ser atriz, comenta: “O cinema na minha infância, nos anos 30, era uma viagem de sonho. A gente ia a cinema duas, três vezes por semana (...) e tinha também essa minha avó [Maria Francisca], contadora de histórias da carochinha, da terra dela [Sardenha].”

O mais recente trabalho de Fernanda Montenegro na televisão foi no ano passado, na primeira fase da novela global “A dona do pedaço”, como a matriarca de uma família de justiceiros no interior do Estado do Espírito Santo. Em setembro, lançou sua autobiografia “Prólogo, ato, epílogo”, pela editora Companhia das Letras, em parceria com Marta Góes.

A segunda parte da entrevista será exibida no próximo domingo, dia 10 de maio, no mesmo horário.

Galeria

Confira a galeria de fotos