Buscar no Cruzeiro

Buscar

Orquestra Sinfônica de Sorocaba abre a temporada artística de 2019

17 de Fevereiro de 2019 às 06:30

Orquestra Sinfônica de Sorocaba abre a temporada artística de 2019 O jovem músico interpretará dois movimentos do Concerto em Dó Maior para Violoncelo e Orquestra, de Haydn. Crédito da foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica de Sorocaba inicia sua temporada artística de 2019 em concertos agendados para a próxima quinta-feira (21), às 20h, e domingo (24), às 19h. No repertório, selecionado pelo maestro Eduardo Ostergren, estão obras de Dvorak, Haydn e Mendelssohn. Como uma das filosofias de Ostergren é reconhecer e apoiar talentos, participa dessas apresentações como convidado Lucas Muramoto, que será o solista. Lucas é atualmente aluno da Escola de Música da Osesp, em São Paulo, se preparando para uma turnê europeia no segundo semestre deste ano. Ele interpretará dois movimentos do Concerto em Dó Maior para Violoncelo e Orquestra, de Haydn.

Natural de Itaporanga (SP), Lucas Muramoto tem 19 anos. Com apenas um ano de idade foi morar no Japão, país onde teve seu primeiro contato com o violoncelo, já aos oito anos, no projeto da Orquestra Jovem do Japão.

Em 2015, foi reconhecido pelo renomado violoncelista Antonio Meneses e instruído como progredir nos estudos musicais. Desde então foi assistido pelos violoncelistas Kei Yamazawa e Kenji Nakagi. Em 2017, decidiu retornar ao Brasil para conhecer suas raízes e aprofundar os conhecimentos. Desde 2018, Lucas é membro da Academia de Música da Osesp, tendo aula com o violoncelista Wilson Sampaio.

Lucas participou de festivais como o Festival de Inverno de Campos do Jordão, Oficina de Música de Curitiba, Ilumina Festival, Festival de Violoncelo de Ouro Branco, entre outros, tendo aulas com renomados professores.

Apresentou em recitais de música de câmara no Japão e no Brasil, tendo colaborado com artistas como Cristian Budu, Jeniffer Stumm, Giovanni Gnocchi, Bartholomew Lafollette e Pedro Gadelha.

Participou de concertos com orquestras como a Osesp, Orquestra Filarmônica de Goiás, Camerata Fukuda, Orquestra Jovem do Japão, entre outras, apresentando em países como Brasil, Japão, Áustria, República Tcheca e Coreia do Sul.

Como o jovem músico tem se destacado, consequentemente surgem novos desafios e o próximo é participar como solista, sob regência de Stephen Ellery, na Turnê Europa de 2019 da Orquestra Jovem do Japão, que passará pelas cidades de Viena (Áustria) e Budapeste (Hungria).

Serviço

Os ingressos para o concerto de quinta-feira poderão ser comprados apenas no dia do evento, a partir das 8h30. Para o concerto de domingo, a venda de ingressos será realizada na sexta-feira (22), das 8h30 às 18h. No dia do evento, ingressos remanescentes serão vendidos com uma hora de antecedência. Entrada: R$ 20 (valor inteiro) ou R$ 10 (meia). A Sala Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro. Telefone: (15) 3233-2220. Site: www.fundecsorocaba.com.br.