Buscar no Cruzeiro

Buscar

Orquestra Rural se apresenta neste sábado (15) no Sesc

14 de Junho de 2019 às 22:30

Orquestra Rural se apresenta hoje no Sesc A Orquestra Rural da Casa do Ritmo abriga músicos e não músicos, de todas as idades, que queiram tocar um instrumento. Crédito da foto: Reprodução / Facebook

Criada no início de 2018 com intuito de ser um espaço aberto em Sorocaba onde todas as pessoas interessadas possam aprender a tocar um instrumento musical, a Orquestra Rural da Casa do Ritmo se apresenta neste sábado (15), às 18h, no Sesc Sorocaba, recebendo como convidado especial o mestre pernambucano Nilton Junior. A apresentação tem entrada gratuita e faz parte da programação de encerramento da 10ª Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade -- o melhor de ambos os mundos (Best of Both Worlds) realizada nesta semana na unidade.

[irp posts="24774" ]

 

Considerado uma das maiores referências do ritmo, Nilton Junior é pesquisador, compositor e fundador do grupo Coco de Toré Pandeiro do Mestre, de Recife. Já a Orquestra Rural é definida como uma grande orquestra de percussão, com metodologia inclusiva para músicos e não músicos de todas as idades. O repertório contará com cocos pernambucanos, ritmo da região Nordeste, com influência africana e indígena, que une a dança de roda acompanhada de cantoria e percussão. “Pra gente está sendo uma super alegria conseguir essa conexão com esse mestre”, comenta o percussionista Barba Marques, fundador do a orquestra.

Após Sorocaba, a Orquestra Rural ainda fará shows com Nilton Júnior nas unidades do Sesc de Campinas (dia 22) e Presidente Prudente (dia 28). Também em Prudente, o mestre pernambucano e os músicos sorocabanos vão ministrar uma oficina sobre ritmos de matrizes africanas, ensinando toques e os passos da dança em roda acompanhada de cantoria, percussão, palmas, passos e voz. (Da Redação)