Buscar no Cruzeiro

Buscar

Orquestra realiza dois concertos com repertório popular

18 de Outubro de 2018 às 07:55

Orquestra realiza dois concertos com repertório popular Concerto terá participação do grupo de choro da Fundec e da cantora Danielle Domingos - Foto: Lucas Mercadante / Divulgação

Sob regência do maestro Eduardo Ostergren, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS) apresenta nesta quinta-feira (18) e domingo, dia 21, um repertório “sinfônico popular” com participação do grupo de choro da Fundec e da cantora Danielle Domingos. O programa inclui orquestrações para vários estilos de música popular brasileira como choro, samba, bossa nova, entre outros, escritas e adaptadas para o formato sinfônico. O concerto foi idealizado pelo professor do Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS), administrado pela Fundec, Leonardo Batista e conta com orquestrações adaptadas por ele para a OSS, além de outros arranjos inéditos escritos para este concerto.

[irp]

 

Serão apresentadas obras dos compositores Pixinguinha (“Carinhoso” e “Lamentos”), Chiquinha Gonzaga (“Gaúcho”), Waldir Azevedo (“Pedacinhos do céu”), Jacob do Bandolim (“Doce de coco”) e Tom Jobim (“Wave” “Garota de Ipanema”). O repertório inclui, ainda, um pout-pourri de sambas arranjados pelo maestro Luiz Arruda Paes como “Marina” (Dorival Caymmi), “Samba de verão” (Marcos e Paulo Sérgio Valle) e “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso). Para Leonardo Batista, o concerto é uma oportunidade que a orquestra tem de apresentar um repertório diferente do tradicional já executado em sua temporada, “demonstrando ao público a riqueza da música popular brasileira em formato sinfônico”. “Houve um grande entusiasmo na preparação deste concerto e flexibilidade demonstrada pela orquestra na execução de um repertório diferente dos clássicos que normalmente apresenta”, acrescenta o maestro Eduardo Ostergren.

Natural de São Paulo e radicada em Sorocaba, a cantora e compositora Danielle Domingos é formada em canto MPB/Jazz pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. Traz em sua bagagem musical a vivência de perto com nomes como Cleber Almeida, Beto Correa, Hermeto Pascoal, Itiberê Zwarg, André Marques, Tião Carvalho, Gabriel Levy, Arismar e Thiago do Espirito Santo, Andrea dos Guimarães, sendo esta última sua professora por cinco anos no conservatório. Com influência de cantos e ritmos brasileiros das culturas populares até as melodias intrincadas da música instrumental, a cantora trabalha a concepção da voz como instrumento. Já gravou com Filipe Dourado, Trio Macaíba, Digo Ferreira, Nathan Marques, Fábio Leal Quarteto, além de participações em shows de lançamento do disco “So close, so far” do guitarrista Fábio Gouvea. Atualmente desenvolve seu trabalho autoral ao lado do guitarrista e arranjador Fábio Leal. O primeiro disco do duo, intitulado “Aracê”, será lançado no segundo semestre de 2018.

Serviço

Concertos Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS)

Quinta-feira (18), às 20h; domingo (21) às 19h

Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro)

Ingressos R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Para o concerto de quinta, serão vendidos na quinta, a partir da 8h. Para o concerto de domingo os ingressos serão vendidos na sexta (19), das 8h30 às 18h, e remanescentes no domingo, a partir das 18h