Buscar no Cruzeiro

Buscar

Oficinas culturais gratuitas estão com inscrições abertas

02 de Junho de 2020 às 00:01

Oficinas culturais gratuitas estão com inscrições abertas A escrita criativa é um dos temas das aulas, que serão pela internet. Crédito da foto: Pixabay

Escrita criativa, video-poesia e fundamentos em negócios de música são temas de oficinas gratuitas on-line que serão oferecidas neste mês pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, por meio da organização social Poiesis, com o apoio da Prefeitura de Sorocaba. As inscrições estão abertas e podem ser feitas em “Formulário Google”, cujos os links estão disponíveis no site www.cultura.sorocaba.sp.gov.br. Caso a oficina tenha mais inscritos do que o número de vagas, haverá seleção de participantes por meio da análise da ficha de inscrição.

Intitulada “Primeiras palavras”, a oficina de escrita criativa ministrada por Renata Cirilo será voltada a iniciantes interessados em desenvolver textos literários. As inscrições devem ser feitas até amanhã e são disponibilizadas 25 vagas. Os encontros virtuais ocorrem em todas as terças e quintas-feiras de junho, das 17h às 19h. As atividades serão totalmente on-line com exercícios dinâmicos e dialógicos. Os participantes desta oficina serão introduzidos a arte da escrita criativa, através de reflexões sobre quais são as “primeiras palavras” para o desenvolvimento da produção de textos literários.

[irp posts="213234" ]

 

Renata Cirilo é escritora de poesias e prosas. Formada em Ciências Sociais com pós-graduação em Formação de Escritores e Especialistas em Produção de Textos Literários, escreve mensalmente para o “Blog das 30 pessoas” e para o próprio blog “Tábua Literária”.

A video-poesia também é uma das modalidades de expressões artísticas abordada nas oficinas on-line. Ministrada pelo educador, comunicador e cineasta Daniel Fagundes, a oficina abordará os conceitos e um breve histórico do termo vídeo-poesia e proposta uma experimentação caseira com os participantes, utilizando diferentes suportes de captação de imagem e diferentes abordagens literárias. O curso tem 50 vagas e as inscrições podem ser feitas até sexta-feira (5). Os encontros ocorrem nos dias 16, 18, 23 e 25 de junho, das 17h às 19h.

“Fundamentos em negócios de música -- direito autoral e monetização” é o tema da oficina que será conduzida pelo músico Ricardo Cantaluppi nos dias 15, 17, 22 e 24 de junho, das 17h às 19h. A oficina pretende ampliar o conhecimento dos participantes sobre as atividades, funções e exigências do mercado musical e, sobretudo, demarcar a presença da música pelos mais diversos campos e atividades econômicas. Ricardo Cantaluppi atua há 40 anos como produtor musical, coordenador de A&R (artista e repertório), diretor e roteirista de shows musicais.

Mais informações sobre as oficinas podem ser obtidas em contato com o e-mail [email protected] ou pelo telefone da Secult (15) 3212-8170, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. (Da Redação)