Buscar no Cruzeiro

Buscar

Oficina capacita e incentiva criação de bloco de Carnaval

31 de Janeiro de 2019 às 08:04

carnaval Iniciativa visa resgatar a prática do Carnaval de rua na cidade, porém com viés artístico - Foto: Ana Carvalho Art e Fotografia

Formar um bloco de Carnaval diferenciado, com figurinos, coreografias, percussão e músicos tocando instrumentos de sopro. Essa é a proposta da oficina “Bloco na rua”, que o Sesc Sorocaba realiza nos próximos sábado e domingo, das 14h às 18h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até sábado. Serão trabalhados três núcleos: percussão; sopros ou alegoria; dança e figurinos. Os interessados devem escolher um deles.

O núcleo de percussão será conduzido pelo baterista Tiago Azevedo, que é participante e mentor em diversos blocos do Rio de Janeiro. O de sopros ou alegoria ficará a cargo de Cayo Nametala, saxofonista do Carnaval de rua do Rio desde 2013. Já o tema dança e figurinos terá como responsável a figurinista e dançarina dos blocos cariocas Amigos da Onça e Bloco Virtual, Tereza Monnerat. A coordenação é de Rodrigo Cataia, músico e produtor de Sorocaba, fundador da banda Cataia.

[irp posts="70436" ]

 

Conforme Rodrigo, a ideia de propor a oficina foi por observar que as pessoas gostam muito dos blocos carnavalescos, mas em Sorocaba esse movimento está fraco. No entanto, o bloco do Sesc propõe um outro formato, mais artístico. “Como tem instrumentos de sopro, o estilo é mais antigo, do tipo fanfarra de rua”, observa Rodrigo, acrescentando que existe uma preocupação musical importante nesse trabalho, além de estimular a dança e o uso de figurino, o que incentiva a criatividade. “A ideia é que esse bloco que será formado, perdure para os próximos anos, ou mesmo que a oficina possa gerar não apenas um, mas vários blocos.”

Em Sorocaba, um dos principais motivos para a extinção dos blocos carnavalescos foi que a Prefeitura passou a exigir que contassem com segurança, mas a dificuldade financeira para contratar fez com que os grupos encerrassem sua participação. A respeito disso, Rodrigo afirma que geralmente os blocos vendem a participação e vão atrás de patrocínios. “É uma forma de financiar, e aí conseguem contratar segurança”, argumenta.

Durante o encontro, os participantes receberão informações sobre como é a organização de um bloco e como tudo funciona. De acordo com Rodrigo, os condutores de cada núcleo têm muita experiência na área e irão falar sobre o que deu certo e não.

[irp posts="70509" ]

 

Para participar da oficina de percussão o interessado precisa ter noção básica. “E levar, de preferência, caixa e surdo, mas pode ser também zabumba e alfaia”, afirma o coordenador. Já para o núcleo de sopros, o participante precisa ter qualquer instrumento de sopro de orquestra. “Nossa região tem escolas muito boas, então imagino que teremos participantes que estudam na Fundec, no Conservatório de Tatuí, no Projeto Guri...”, diz.

A oficina “Bloco na rua” fará uma saída dentro do Sesc, como parte da atividade, no domingo dia 3, por volta das 15h. “Mas estou vendo com o Sesc a possibilidade de sair na rua durante o Carnaval, a ideia é juntar com outro bloco, o Krucatá”, planeja Rodrigo.

A atividade é gratuita e voltada a pessoas com idade a partir de 16 anos. É preciso fazer inscrição por meio do portal sescsp.org.br/sorocaba. O Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Telefone: (15) 3332-9933.

Galeria

Confira a galeria de fotos