Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ócio mais que produtivo

17 de Abril de 2021 às 00:01
Kally Momesso [email protected]

Ócio mais que produtivo O ator, dramaturgo e escritor Vicentini Gomez. Crédito da foto: Divulgação

O isolamento imposto pela pandemia estimulou o senso criativo do ator, dramaturgo e escritor Vicentini Gomez. Mesmo diante das restrições e dificuldades próprias deste período crítico, ele conseguiu viabilizar três projetos artísticos: o filme, “Doutor Hipóteses” e os livros “Cenas Femininas e outras Ilações” e “Dos Tempos em que eu tinha Medos”. Este último, dirigido ao público infantil, acaba de ser lançado, com o objetivo de garantir não apenas o direito à aprendizagem, mas também, o desenvolvimento humano.

O autor mobilizou sua vasta experiência no ramo artístico para produzir a obra lúdica e interativa que trata sobre os caminhos para a superação dos medos. Além de atender às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o texto se preocupa em valorizar conhecimentos, a autoestima, a criatividade, autonomia, sociabilidade, entre tantas outras competências socioemocionais que devem integrar os conteúdos a serem trabalhados em salas de aula. A leitura também permite que as crianças se sintam estimuladas a pintar, a escrever e a desenhar.

O fio condutor do livro é o sentimento do medo e todas as relações que contemplam o universo socioemocional, com estrutura pedagógica para o trabalho de profissionais do campo da psicologia, educação, psicopedagogia e neuropsicopedagogia, no trato das análises cognitivas e comportamentais. Para a superação dos medos, é preciso conhecer e respeitar o outro, as diferenças sociais e culturais.

“Eu faço uma proposta de conhecimento para a criança, brincando. Encaminho com desenhos, música, teatro e até matemática, o leitor para o desfecho onde ele resolve a questão do medo, encerrando com um desenho de prospecção de vida sem o medo a partir de então. Brincando apresentamos a solução para o medo”, explicou o autor da obra.

De acordo com Vicentini, a ideia principal é despertar o imaginário das crianças durante este período de confusão e insegurança. “Vivemos um momento singular na história da humanidade onde a insegurança e o medo são expressos diariamente pela pandemia e todos os acontecimentos. As crianças, não entendendo o que acontece, porque não podem ir à escola, brincar com os amigos e terem de ficar reclusas em casa com a família, experimentam uma situação estranha, um sentimento difícil de entender. Pensando neste contexto, quis despertar a curiosidade e provocar o imaginário delas”, afirma ele.

O livro foi ilustrado por Edgar dos Santos e publicado pela Editora Laços. A obra pode ser adquirida pelo e-mail [email protected] ou pelas redes sociais de Vicentini Gomez, por meio do Facebook (https://www.facebook.com/vicentinigomez) e pelo Instagram (https://www.instagram.com/vicentinigomez).

Vicentini também se dispõe a fazer palestra aos alunos do Ensino Fundamental I sobre o “aprender brincando” e como escrever uma obra de ficção. A atividade é gratuita e o aluno paga apenas o preço do livro.

Luta contra a Covid

Vicentini Gomez atuou em mais de 20 telenovelas, com destaque para “Cúmplices de um Resgate” no SBT, onde representou o italiano Giuseppe, amado pelas crianças; e ainda “Avenida Brasil” (Serjão, o atrapalhado sequestrador da Carminha, personagem da atriz Adriana Esteves) e “Joia Rara” (Delegado Cavalcante), ambas na TV Globo.

Ele conta sobre o período em que passou internado por conta da Covid-19 e os reflexos dessa experiência em seu texto. “Só eu sei a dificuldade que passei, tentando respirar e tendo dificuldade. Foram oito dias de tortura psicológica, vendo noticias de amigos partindo. Serei eternamente grato aos médicos e enfermeiros que me cuidaram. Ganhei uma nova oportunidade para a vida e estou produzindo”, relatou o artista. (Kally Momesso - Programa de Estágio)