Buscar no Cruzeiro

Buscar

Obra premiada do sorocabano João Paulo Hergesel é publicada

23 de Outubro de 2018 às 07:36

Obra premiada do sorocabano João Paulo Hergesel é publicada A obra foi lançada oficialmente na semana passada, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Barco a Vapor 2018 - Foto: Divulgação

Obra que rendeu ao escritor sorocabano João Paulo Hergesel o primeiro lugar do Prêmio Barco Vapor 2018, o mais importante da literatura infanto-juvenil brasileira, o livro “A vaca presepeira” acaba de ser lançado nas principais livrarias on-line do País. Indicado para crianças de 8 a 10 anos, o livro conta a história de uma vaca de presépio que sonha em ser rena de Papai Noel e luta contra os preconceitos para tentar realizar essa vontade. A obra foi lançada oficialmente na última quinta-feira (18), em São Paulo, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Barco a Vapor 2018.

[irp]

 

Promovido pela Fundação SM com o objetivo de revelar novos autores, estimular a criação literária nacional e propiciar aos jovens leitores o acesso a textos inéditos e de qualidade, o concurso já premiou figuras consagradas da literatura como Stella Maris Rezende, Caio Riter e Flávio Carneiro. Neste ano, 1.098 obras foram inscritas e oito delas, incluíndo a de Hergesel, ficaram entre as finalistas. “É o prêmio mais importante da minha carreira. Estou me sentindo como se recebesse uma espécie de ‘Oscar’ da literatura infantojuvenil”, disse o escritor ao Mais Cruzeiro. Como prêmio, Hergesel teve seu livro publicado pelas Edições SM. Com 48 páginas, a obra tem ilustrações de Taísa Borges.

Obra premiada do sorocabano João Paulo Hergesel é publicada Hergesel é autor de outros 13 livros já publicados - Foto: Divulgação

Hergesel foi finalista do Prêmio Barco a Vapor ao lado de Alexandre Boide (“Capitão mimo”), Vanessa Vascouto (“A árvore e a nãna”), Marco Túlio Costa (“Marte declara paz”), Gael Rodrigues (“A menina que engoliu um céu estrelado”), Andréa Pelagagi (“Som de azul”), Elias Araújo (“Diário de brother”) e Camila Tardelli da Silva (“Mensagens para Moiara”).

Autor de outros 13 livros já publicados, Hergesel diz que a conquista do prêmio eleva sua autoestima como escritor e reafirma a sua vocação de criar narrativas com as palavras, para leitores de todas as idades. “É uma amostra de que meu trabalho como escritor está sendo feito da maneira adequada e vem sendo reconhecido. As dúvidas sempre vêm. Mesmo com livros publicados, mesmo me entregando às narrativas, há momentos de decepção, de desânimo, de que viver disso é uma abstração. E então chega a vontade de desistir. Mas algo dentro de mim se acende e eu consigo driblar esses pensamentos negativos e efetivar, mesmo que aos trancos, alguma participação na literatura”, comentou.

[irp]

 

Morador de Alumínio, João Paulo Hergesel faz doutorado em Comunicação na Universidade Anhembi Morumbi (UAM), é mestre em Comunicação e Cultura e licenciado em Letras pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Autor de outros títulos infantis e juvenis, João Paulo Hersegel já ganhou outros prêmios literários, entre os quais Desafio dos Escritores (da Câmara dos Deputados), Cancioneiro Poético (Instituto Piaget Portugal), Concurso Monteiro Lobato de Contos Infantis (Sesc-DF) e o Prêmio Ganymedes José de Literatura Infantil e Juvenil (União Brasileira dos Escritores).

Galeria

Confira a galeria de fotos