Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nu’zs reverencia obra de Chico Buarque em concerto no TMTV

03 de Abril de 2019 às 08:59

Nu’zs reverencia obra de Chico Buarque O dueto é formado pela cantora mineira Marcê Porena e pelo músico paulistano Max Silva - Foto: Divulgação

A obra musical de Chico Buarque é reverenciada com nova roupagem no concerto que o duo Nu’zs faz na quinta-feira (4), às 20h, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). Pela primeira vez em Sorocaba, o dueto formado pela cantora mineira Marcê Porena e pelo músico paulistano Max Silva apresenta o show “Chico Buarque -- um outro olhar” que revisita canções marcantes do compositor carioca. O repertório inclui clássicos de várias fases da carreira do compositor carioca como “Tatuagem”, “Atrás da porta”, “Olhos nos olhos”, “Geni e o Zepelim”, “João e Maria”, “Cotidiano”, “O meu amor”, entre outras.

Marcê garante que o show promete agradar “iniciantes e iniciados” na complexa obra de Chico, já que as versões mesclam sonoridade de instrumentos acústicos com ambiências de timbres sintetizados e bateria eletrônica, preservando a sofisticação harmônica original e, sobretudo, o poder das palavras. “A gente dá uma cara nova, mas respeitando a delicadeza da obra e exaltando a poesia”, afirma.

Formado por dois músicos com longa e consolidada carreira artística -- Max Silva foi integrante da banda O Terço e a parceria musical com Marcê existe já há mais de 15 anos --, o duo ganhou há pouco mais de um ano o nome de Nu’zs, em alusão à nudez. “É no sentido de estarmos despidos de conceitos e preconceitos para que o novo possa chegar. Esse nu é estar aberto para trilhar novos caminhos sonoros e poéticos, nascendo e renascendo todos os dias”, diz.

[irp posts="102405" ]

 

No palco, Max Silva empunha uma guitarra e também fica responsável por comandar um laptop, de onde são disparados os loops eletrônicos e as bases pré-produzidas com sons de outros instrumentos. Para o duo, o ambiente intimista do show é comparado ao de uma sala de casa, na qual o público é convidado para se sentar no sofá e apreciar ou, quem sabe, fazer parte do universo das canções. “É uma obra tão prazerosa para a gente que nós queremos compartilhar com mais pessoas”, afirma Marcê, que tinha apenas cinco anos de idade quando foi arrebatada ao ouvir o compositor carioca pela vez no disco “Samambaia” (1978).

A cantora detalha que o tributo a Chico Buarque começou em abril de 2017 com 13 canções no repertório. Atualmente, o show conta com 24 canções, incrementadas após pedidos do público durante a turnê que já passou por cidades como Salvador, Belém, Natal, João Pessoa, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória, entre outras.

Marcê detalha que, além dos pedidos dos fãs, o que norteou a seleção das músicas do show em meio as quase 600 composições da obra de Chico Buarque foi a relação afetiva que o duo possui com as canções. “O Chico está no cotidiano das nossas vidas. É como se ele soubesse o que acontece na nossa casa, ele tem um olhar político -- o amor é político, trabalho é política, a comida é política -- e ele coloca esse cotidiano político de forma tão sublime”, complementa.

Serviço

“Chico Buarque -- um outro olhar”, com Nu’zs

Quinta (4), às 20h

TMTV (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/n, ao lado do Paço Municipal)

Ingressos (disponíveis até o fechamento desta edição) custam R$ 35 e podem ser adquiridos antecipadamente no site www.sympla.com.br