Buscar no Cruzeiro

Buscar

Núcleo de Artes Cênicas apresenta ‘Exílio’

09 de Novembro de 2019 às 00:01

Núcleo de Artes Cênicas apresenta ‘Exílio’ Inspirado em “Aves da noite”, de Hilda Hilst, o espetáculo discute o conflito interno do ser humano de se posicionar. Crédito da foto: Wilson Cola / Divulgação

O Sesi Sorocaba recebe hoje e amanhã -- e também nos dias 23 e 24 e 14 e 15 de dezembro -- espetáculo “Exílio”, resultado do processo de criação desenvolvido pela turma do Módulo Múltiplas Linguagens do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP. A montagem discute a identidade do ser humano, um ser mutável e pertencente às fronteiras.

Nesse espetáculo, sentimentos e emoções, angústias e dores, alegria e esperança do ser humano estão todos envolvidos. A abordagem parte do princípio de que a identidade do indivíduo não é fixa, é mutável e vive nas fronteiras, no conflito interno de se posicionar e na escolha de viver ou não. A promessa da modernidade e da vida só cumpriu seu destino e seu desígnio positivo através do terror e por questões sobre o ódio e violência.

Inspirado em “Aves da noite”, de Hilda Hilst, o espetáculo discute o conflito interno do ser humano de se posicionar. Centrando-se na cela da fome, prisioneiros expressam a sua condição migratória, por meio de diálogos que revelam a insensatez da vida humana.

Sob direção de Junior Mosko, orientador de Artes Cênicas do Sesi-SP, a peça está dentro da programação do Cena Livre, temporada de espetáculos que traz, este ano, o tema Movimentos Migratórios.

Com 32 anos de existência, o Núcleo de Artes Cênicas é um dos mais expressivos programas de formação em cultura do Sesi-SP. Atende mais de seis mil alunos por ano, atuando na promoção de qualidade de vida em cursos para adultos, na orientação de jovens estudantes de teatro e na expansão da criatividade infantil por meio da vivência teatral. São 20 unidades, espalhadas em 18 cidades em todo Estado, incluindo Sorocaba. O Múltiplas Linguagens, curso anual do Núcleo de Artes Cênicas propõe um afundamento na linguagem teatral a partir do estudo de diferentes técnicas e processo de montagem. Ao longo do ano, o aluno é preparado para construir enredos e personagens, idealizar figurinos e cenários, bem como planejar toda a produção dos espetáculos.

As apresentações acontecem sempre às 20h, com entrada gratuita e classificação de 18 anos. Reservas antecipadas podem ser feitas pelo Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos remanescentes serão distribuídos uma hora antes do início do espetáculo. O Sesi Sorocaba fica na rua Duque de Caxias, 494, no Mangal. (Da Redação)