Buscar no Cruzeiro

Buscar

Xadrez Clube

Um lugar de paz e companheirismo

02 de Novembro de 2026 às 19:29
Fundado em 1º de novembro de 1935, o Xadrez Clube Sorocaba completou 
91 anos no domingo incentivando o xadrez e as damas em Sorocaba e região
Fundado em 1º de novembro de 1935, o Xadrez Clube Sorocaba completou 91 anos no domingo incentivando o xadrez e as damas em Sorocaba e região (Crédito: Divulgação)

Muitos que passam pela movimentada rua Santa Clara, no centro de Sorocaba, a caminhar ou em veículo, não o percebem.

Entre lojas de comércio, próximo à esquina da São Bento com a Padre Luiz, encontra-se o Xadrez Clube Sorocaba, que celebra 91 anos de existência. Um discreto e acolhedor endereço. O xadrez chegou em Sorocaba no século XIX, nas bagagens dos imigrantes alemães. Espalhou-se pelas mesas da Cervejaria Faust e Schimming. Com o fechamento dela, seus entusiastas passaram a se encontrar no Clube Literário Germânia, atual Gabinete de Leitura. Os tabuleiros também cativaram jovens do Grêmio Juvenil dos monges beneditinos do Mosteiro de São Bento, berço histórico da cidade. A fundação do Xadrez Clube Sorocaba ocorreu em 1935.

Por muitas décadas, acolheu senhores ao final da tarde, em relaxamento intelectual após a labuta diária. Ali compareciam profissionais de destaque na Sociedade. Partidas e torneios sucediam-se. Hoje, de Quarta a Sábado, o Xadrez Clube abre suas portas para sócios e visitantes. Crianças, adolescentes, adultos, idosos (homens e mulheres) frequentam o espaço. Lá, bailam reis, damas e seus exércitos. As pessoas simplesmente chegam e ocupam suas posições.

O Clube, detentor de várias premiações, participa de diversos torneios, mantém biblioteca com mais de 500 livros.

Oferece aulas de xadrez e damas: desde aprendizagem básica, até aperfeiçoamento com mestres experientes. O xadrez aproxima pessoas. Promove a convivência, a disciplina, a organização mental; desenvolve o raciocínio lógico, tático e estratégico.

O Xadrez Clube Sorocaba ruma ao centenário!

José Osmir Fiorelli, sócio emérito da Academia Sorocabana de Letras