Cineasta paulista recebe homenagem no México
O cineasta Vicentini Gomez, paulista de Presidente Prudente, foi um dos homenageados no World Class Film Awards 2026, realizado nos dias 7 e 8 de agosto, em San Pedro Cholula, no estado de Puebla, México.
A homenagem é referente ao seu trabalho pelo documentário "Y-Anhembi", que aborda a relação ancestral dos povos indígenas com o rio Tietê.
Na programação do evento, o documentário "Ayrton - Meninices no Coração do Brasil", também dirigido por Vicentini, teve exibição especial na mostra. O filme apresenta "Becão" — apelido de Ayrton Senna — e retrata suas primeiras experiências com o automobilismo, além dos episódios que ajudaram a formar aquele menino que, anos depois, se transformaria um dos nomes mais conhecidos do esporte mundial.
De acordo com o cineasta, "o cinema independente ocupa hoje posição de destaque na produção mundial e reúne realizadores que transformam recursos limitados em criatividade e qualidade cinematográfica. São cineastas que produzem obras relevantes e conquistam festivais, crítica e público, ampliando sua circulação por diferentes países e ganhando projeção na indústria e no mercado internacional."
Vicentini Gomez esteve acompanhado, no México, por integrantes da equipe de realização do filme. Fizeram parte da trupe Pedro Paulo Vicentini e o sorocabano Hugo Caserta, finalizador do filme. (Da Redação)