Cultura
Exposição celebra a cultura nordestina na Câmara
Mostra destaca memória, fé e tradições da região em homenagem ao Mês da Nordestinidade
A Câmara de Sorocaba promove a exposição "Cultura, Fé e Tradição - a Casa Legislativa em Ação", iniciativa que integra a programação do "Mês da Nordestinidade" e presta homenagem à região Nordeste e à sua influência na identidade sorocabana.
As peças ficarão expostas até 24 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no saguão Salvadora Lopes. A inauguração será realizada hoje (26), às 9h30. A visitação é gratuita e aberta ao público.
A iniciativa partiu do presidente da Casa, vereador Luís Santos (Republicanos). Natural de Santa Inês, no Maranhão, o parlamentar busca valorizar aspectos culturais, memórias, identidades e afetos que formam a essência do povo nordestino.
"Além de ser uma das regiões mais lindas do Brasil e de ter uma riqueza cultural imensa, o Nordeste é berço de personalidades em diversas áreas, artistas, políticos e grandes empresários. Mas o mais importante é homenagear o povo dos nove estados nordestinos. Um povo que se espalhou pelo Brasil e que ajudou a construir o país", afirma.
A curadoria da mostra é de Rogéria Sabino, servidora da Câmara com formação em Teatro, Arte e Educação. Ao lado de uma equipe de servidores de diversos departamentos da Casa de Leis, ela projetou maquetes que representam uma releitura da arquitetura típica da região. "Peguei alguns centros históricos bem conhecidos, tipo Mossoró e João Pessoa", explica. "Eu tentei mostrar, de forma singela, todos os estados", completa.
Além das maquetes, a exposição reúne peças particulares de servidores da Câmara, incluindo decorações típicas, suvenires, obras artesanais e literatura de cordel, compondo um panorama da riqueza cultural nordestina.
A mostra conta com apoio da Prefeitura de Sorocaba, da Escola Eugênia Maria Silveira e da Facens. (Da Redação)