Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tradição

Dia do Ferroviário é celebrado hoje com passeios de ‘Maria-Fumaça’

Programação, que segue até amanhã, inclui viagens gratuitas, atrações culturais e intervenções teatrais

24 de Abril de 2026 às 20:16
Cruzeiro do Sul [email protected]
Partida é da Estação Paula Souza e trajeto foi ampliado até a antiga Estação Vila Assis, próxima à rua Raposo Tavares
Partida é da Estação Paula Souza e trajeto foi ampliado até a antiga Estação Vila Assis, próxima à rua Raposo Tavares (Crédito: Pedro Negrão / Divulgação)

Sorocaba celebra o Dia do Ferroviário com uma programação especial, hoje (25) e amanhã (26), reunindo passeios de trem, atrações culturais e atividades voltadas à preservação da memória ferroviária. A iniciativa é organizada pela Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária.

Um dos destaques é o passeio gratuito com a locomotiva a vapor “Maria-Fumaça” 58, sempre às 10h30 nos dois dias. As passagens gratuitas devem ser reservadas antecipadamente pelo site da entidade — www.mpfsorocabana.org.br —, com limite de até três bilhetes por CPF. Parte dos ingressos é destinada a pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), mediante apresentação de documentação válida no momento do embarque.

Já no período da tarde, os passeios continuam com locomotiva a diesel. Nesse caso, os ingressos são pagos, com valor promocional de meia-entrada para todos (R$ 35), disponíveis on-line e também pela plataforma APPTicket. Crianças de até 6 anos, no colo de um adulto pagante, não pagam.

A arrecadação das viagens é revertida para ações de preservação do patrimônio ferroviário, contribuindo para a manutenção de parte importante da história da cidade e do país.

Cultura e memória

Além dos passeios, o público poderá participar de visita monitorada ao Museu da Tecelagem, localizado no conjunto histórico da antiga Fábrica Santa Maria, na Vila Hortência.

A programação cultural inclui ainda intervenções teatrais inspiradas na história ferroviária e operária da região. Hoje, o espetáculo “Quatro gerações e uma história” apresenta narrativas familiares atravessadas pelo tempo e pela relação com a ferrovia.

Amanhã, a peça “Vozes da Fábrica” retrata, com humor e sensibilidade, o cotidiano de operários na década de 1930, abordando temas como trabalho, cansaço e organização coletiva.

Trajeto ampliado

Os passeios partem da Estação Paula Souza e seguem por um trajeto ampliado até a antiga Estação Vila Assis, da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim, próxima à Rua Raposo Tavares. A proposta é proporcionar ao público não apenas um passeio, mas uma verdadeira imersão na história ferroviária de Sorocaba. (Da Redação)