Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jornada no Ciesp

Desenvolve SP realiza jornada de crédito para empreendedores

22 de Abril de 2026 às 23:34
Cruzeiro do Sul [email protected]
Crédito permitiu implantação de sistema de 
irrigação e aumento da produção rural
Crédito permitiu implantação de sistema de irrigação e aumento da produção rural (Crédito: ARQUIVO / JCS)

A Desenvolve SP, instituição financeira do governo do Estado de São Paulo, realiza hoje (23), às 8h30, uma jornada de crédito em Sorocaba. O encontro ocorre na sede do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260, no Alto da Boa Vista, e integra a programação da reunião plenária de abril da entidade.

O evento é voltado a micro, pequenos e médios empresários de diversos setores da região e tem participação gratuita. A programação inclui a apresentação das linhas de financiamento disponíveis e orientações sobre planejamento financeiro.

Durante o evento, serão detalhadas opções de crédito para aquisição de máquinas e equipamentos, inovação, modernização de processos, sustentabilidade, capital de giro e projetos em fase inicial. A iniciativa também destaca o planejamento financeiro como ferramenta para decisões mais estratégicas.

Além das atividades da manhã, haverá atendimento individualizado com consultores da Desenvolve SP, das 14h às 16h, mediante agendamento, com orientação sobre as linhas e programas mais adequados ao perfil de cada negócio. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do Ciesp, e as linhas de crédito podem ser simuladas e solicitadas no site da Desenvolve SP.

Aumento de produção com irrigação

O produtor rural Sila Carneiro da Sila recorreu a financiamento da Desenvolve SP para implantar um sistema de irrigação em sua propriedade de produção de feno, em Porangaba, na região administrativa de Sorocaba, o que ampliou a competitividade do negócio.

A produção, que antes ocorria por cerca de seis meses ao ano, passou a se estender por até dez meses, o que permitiu enfrentar períodos de estiagem no Estado de São Paulo.

O financiamento, pela linha Irriga+, incluiu a construção de poço tubular profundo, reservatório, pivô central e infraestrutura como adutora, casa de bombas e rede elétrica.

“A irrigação é nosso diferencial e só foi possível com as condições oferecidas, como juros mais baixos e carência, essenciais para o planejamento financeiro. O sistema ampliou a produtividade e a competitividade”, afirma o produtor. (Da Redação, com informações da Agência SP)