Cultura
Neta de Jorge Amado media clube de leitura online com obras do escritor
Atividade integra a programação da exposição ‘Amados Zélia & Jorge’, em cartaz gratuitamente em São Paulo
Amantes das obras de Jorge Amado e Zélia Gattai poderão participar, neste mês e em fevereiro, do AMADO Clube, um espaço de leitura online que propõe o debate de livros do casal. A iniciativa faz parte da programação complementar da exposição “Amados Zélia & Jorge”, em cartaz na CAIXA Cultural São Paulo.
Os encontros serão mediados por Maria João Amado, neta de Jorge Amado e coordenadora de comunicação da Casa do Rio Vermelho. A proposta é ampliar o diálogo entre o público e o universo literário e pessoal dos autores, por meio da leitura e discussão das obras Toda Saudade do Mundo, no dia 15 de janeiro, e Navegação de Cabotagem, em 5 de fevereiro. As duas edições serão realizadas de forma online e gratuita.
A exposição “Amados -- Zélia & Jorge” ocupa, pela primeira vez, a CAIXA Cultural São Paulo e apresenta um percurso pelos 56 anos de vida compartilhados pelo casal. O público tem acesso a fotografias, cartas, vídeos, ilustrações e depoimentos que retratam desde o primeiro encontro, em 1945, até os últimos anos vividos na Bahia, ao lado de nomes como Dorival Caymmi, Mãe Menininha, Glauber Rocha, Vinicius de Moraes e Carybé.
Com curadoria de Paloma Jorge Amado, direção geral de Elaine Hazin, projeto expográfico de Rose Lima e cenografia de Renata Mota, a mostra reúne instalações interativas que articulam literatura, memória e convivência. Entre elas estão o cofre-coração, a chuva de flores inspirada no pedido de casamento testemunhado por Pablo Neruda e os tubos sussurrantes, que reproduzem trechos de romances de Jorge Amado.
“Queremos que o visitante se sinta passeando pela casa, pela história e pela memória desse casal que passou mais de 50 anos de mãos dadas”, afirma Paloma Jorge Amado. (Da Redação).
Exposição: Amados Zélia & Jorge
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Visitação: até 22 de fevereiro de 2026
Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 19h
Endereço: Praça da Sé, 111 Centro, São Paulo,
Entrada: gratuita