Sesi
Oficina propõe contação de histórias e brincadeiras
O Centro Cultural do SESI Sorocaba recebe, no dia 17 de janeiro, às 11h, a Oficina Brincante Afroeducativa “A menina Akili e seu tambor falante”, atividade gratuita voltada ao público infantil, com participação de famílias e educadores.
Criada em 2017 pela multiartista Verônica Rocha Bonfim, a proposta apresenta uma metodologia de contação de histórias que articula oralidade, corporeidade, musicalidade e práticas coletivas. A ação conta com assistência de Iasmin Patacho.
O conteúdo tem como ponto de partida o livro ‘A menina Akili e seu tambor falante’, publicado pela autora em 2016, e se amplia a partir de outras obras que fundamentam seu trabalho no campo da educação e da afroliteratura. A literatura infantil negra brasileira orienta o desenvolvimento das atividades.
As crianças participam de dinâmicas interativas que envolvem brincadeiras, cantos e movimentos relacionados à cultura afro-brasileira, além de referências históricas e sociais desses territórios. As ações contribuem para a construção de narrativas baseadas em valores civilizatórios, ampliando por meio de experiências lúdicas o aprendizado e brincadeira no mesmo processo.
O evento será no Centro Cultural Sesi Sorocaba que fica na rua Gustavo Teixeira, 369, Vila Independência. (Da Redação).