Desfile
Moda autoral é foco do desfile "Tecendo Vidas"
Ação reúne trabalhos artísticos de comunidades, peças de vestuário e apresentações musicais
Mulheres atendidas pela ONG Lugar de Amor e Restauração (Luar), Instituto Empodera, comunidade Rosa de Luxemburgo, Serviço de Obras Sociais de Sorocaba (SOS), Reserva Indígena Tekoa Gwyra Pepo e Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba (Momunes) participam, na quinta-feira (11), às 19h, do desfile “Tecendo Vidas”, na Usina Cultural Facens, em Sorocaba. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.
O evento destaca criações de moda produzidas pelas participantes e integra as ações desenvolvidas ao longo do ano pelo programa de extensão “Mundos Possíveis”, que articula práticas culturais com comunidades da cidade.
O desfile apresenta peças criadas e confeccionadas pelas próprias mulheres, incluindo produções desenvolvidas com materiais reciclados da Facens. A iniciativa é do Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba (MOMUNES), em parceria com a faculdade, e reúne uma mostra coletiva dos processos criativos construídos nos territórios, evidenciando a relação entre moda, identidade e expressão artística.
Segundo Raquel Barros, coordenadora do programa de extensão, as atividades foram realizadas ao longo de 2025 e reuniram estudantes e instituições em ações contínuas nos territórios. “Os alunos ofereceram atendimentos de saúde, soluções habitacionais, atividades com crianças, acompanharam atendidos das instituições em situação de vulnerabilidade, construíram materiais didáticos e fomentaram ações de geração de renda nos territórios envolvidos criando vínculos com as comunidades e construindo com elas soluções para seus problemas. O evento encerra este ciclo reforçando ainda mais a importância dessas conexões”, afirmou.
A programação inclui apresentações musicais e participação do Facens Musical, compondo a noite que reúne moda, música e práticas culturais. A Usina Cultural fica na rua Padre Madureira, 671 - Além Ponte.