Buscar no Cruzeiro

Buscar

Atração

Região metropolitana de Sorocaba tem destaque nas Rotas do Queijo

Região conta com quatro municípios no projeto que valoriza a produção artesanal e o turismo rural

03 de Novembro de 2025 às 08:57
Da Redação [email protected]
Dividido em oito rotas estruturadas, o programa abrange propriedades em 77 municípios paulistas. Na RMS, quatro cidades representam a diversidade do queijo artesanal regional
Dividido em oito rotas estruturadas, o programa abrange propriedades em 77 municípios paulistas. Na RMS, quatro cidades representam a diversidade do queijo artesanal regional (Crédito: Divulgação/Governo de São Paulo)

Maria Clara Campos - Programa de estágio

A Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) ganha uma nova atração turística nas cidades de Ibiúna, Itapetininga, Pilar do Sul e Sarapuí nas Rotas do Queijo de São Paulo. O projeto tem como objetivo fortalecer a produção artesanal de queijos paulistas, incentivar o turismo gastronômico e impulsionar o desenvolvimento regional.

A iniciativa é coordenada pela Casa Civil, com apoio das Secretarias de Turismo e Viagens, Agricultura e Abastecimento, Cultura e Economia Criativa, Desenvolvimento Econômico e da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP).

Dividido em oito rotas estruturadas, o programa abrange propriedades em 77 municípios paulistas. Na RMS, quatro cidades representam a diversidade do queijo artesanal regional.

Em Itapetininga, a tradicional Fazenda Santa Luzia é referência nacional em pecuária leiteira e pioneira na produção artesanal de queijos finos no Estado. Fundada em 1977, a fazenda inaugurou sua queijaria em 1997 e foi a primeira a receber inspeção do SISP, em 2001. Atualmente, produz mais de 20 tipos de queijos frescos, condimentados, mofados e maturados, acumulando prêmios nacionais e internacionais. O espaço também oferece loja, bistrô ao ar livre, trilhas e passeios guiados, tornando-se um destino completo de turismo rural e gastronômico.

Já em Sarapuí, o Empório Queijos e Derivados se destaca pela produção com leite de búfalas da raça Murrah, resultando em queijos como burrata, coalho, prato e frescal, além de doces e iogurtes premiados. O local une produção, gastronomia e hospitalidade rural, com atendimento mediante agendamento.

“São Paulo cresce no turismo e é referência quando o assunto é gastronomia e turismo rural. Nossos queijos estão entre os melhores do mundo, atraindo visitantes para conhecer a produção, participar de degustações e fortalecer a economia local”, destaca o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

Turismo rural e gastronômico em ascensão

São Paulo se consolida como um dos principais polos produtores de queijos artesanais do país, com reconhecimento internacional. Na 7ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, o Mundial de Queijos da França, o Estado conquistou quatro medalhas de ouro, três para queijos e uma para iogurte, entre mais de 1.900 variedades de 26 países.

O queijo, produto símbolo das zonas rurais paulistas, tem impulsionado o turismo rural, um dos segmentos que mais crescem desde a pandemia. Segundo o Sebrae, o setor tem registrado alta de quase 30% ao ano. A gastronomia, por sua vez, é o terceiro principal motivador de viagens no mundo, atrás apenas da natureza e da cultura, conforme dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). A lista completa de propriedades participantes pode ser consultada no site www.rotasdoqueijo.sp.gov.br.