Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exposição

Fé e arte se encontram em Aparecida neste mês

Exposição traz 60 réplicas em 3D acessíveis ao toque do público

11 de Outubro de 2025 às 19:45
Cruzeiro do Sul [email protected]
Réplicas de obras sacras podem ser tocadas
Réplicas de obras sacras podem ser tocadas (Crédito: Divulgação)

Hoje (12), é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A devoção à Santa teve início em 1717, quando pescadores encontraram sua imagem no Rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá (SP). O episódio tornou-se símbolo de fé e de identidade nacional, reunindo anualmente milhares de fiéis em romarias, celebrações e manifestações culturais em todo o país. A presença da Santa está registrada em músicas, procissões, festas populares e obras de arte que fazem parte da memória coletiva brasileira.

Para marcar o mês dedicado à Padroeira, o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) instalou no Santuário Nacional de Aparecida a exposição “MAS Itinerante - Arte Sacra para Ver e Sentir”. O conjunto da mostra traz 60 peças reproduzidas a partir de obras do acervo do museu, realizadas com tecnologia tridimensional e acabamento manual. O processo permitiu recriar as esculturas em tamanho e formato fiéis aos originais, com detalhes que remetem às técnicas artísticas de diferentes épocas.

As criações estão dispostas em quatro grupos que representam fases distintas da produção religiosa no país: arte popular feita por santeiros; as esculturas típicas paulistas; o barroco dos séculos XVIII e XIX e, as primeiras produções em barro e terracota no período colonial. O visitante pode tocar as obras e consultar informações adicionais em braile ou por meio de recursos digitais com narração acessível.

Segundo Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, “trazer essa exposição para o Santuário de Aparecida, justamente no mês da Padroeira do Brasil, é uma forma de aproximar milhões de devotos e visitantes da arte sacra. Essa ação mostra, na prática, o compromisso do Governo de São Paulo em ampliar o acesso ao patrimônio cultural e religioso, fazendo com que ele esteja cada vez mais presente e conectado com a vida das pessoas”.

A exibição acontece na Galeria Norte do Circuito de Visitação do Santuário Nacional, em Aparecida (SP), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, aos sábados  até 18h e aos domingos até 17h. Informações sobre ingressos e gratuidades estão disponíveis em santuarioingressos.com.br. (Valéria Amoris)