Imersão
Trilhas do Parque da Biquinha se transformam em espaço de artes
Os frequentadores do Parque da Biquinha, em Sorocaba, serão convidados a participar de uma experiência artística neste domingo (28), das 14h às 16h. Trata-se do Festival de Artes Híbridas, que irá convidar o público para uma experiencia imersiva pelas trilhas, onde cada passo pode revelar uma cena, um gesto, uma imagem que transforma o espaço natural em uma floresta fantástica, onde arte e natureza se confundem borrando as fronteiras entre o real e o imaginário.
O festival é resultado da pesquisa e ousadia de Robson Catalunha. “Dessa soma de raízes locais e horizontes distantes, o festival se ergue como um rito de passagem, que oferece à cidade novas formas de partilha artística”, explica.
O evento é uma parceria com a Incubadora de Estudos Performativos - residência artística criada e orientada por Douglas Emílio -, e o Sesc Sorocaba. A união reafirma a ideia do festival como um terreno fértil para a criação de obras que não se prendem a moldes nem a editais, mas nascem, este ano, da experiência de artistas de diferentes percursos em uma residência artística voltada à experimentação. Assim, semeadas pela Incubadora, obras inéditas, delicadas e intensas, germinarão na mata diante do olhar do público.
No caminho
Ao longo das trilhas, surgirão trabalhos que mesclam teatro e artes visuais, como performances e instalações. Fazendo do percurso, também, uma narrativa, o público poderá conferir obras como “àe brincando me salvei”, de Gabi Clemente, que sopra a infância como remédio contra o esquecimento; “Terra Prometida”, de Xavier de Sá, erguendo a voz dos corpos em trânsito, sempre em busca de abrigo; “Ainda sem Nome”, de Hércules Soares e Tânia Soares, como rito de afeto entre mãe e filho que se encontram no gesto; “KiV: Kriatura inVerso”, de Vik Miranda, que se anuncia em corpo expandido, cheiros, sons e presença que abrem portais; “O que cabe?”, de Maia, brotando de uma maleta herdada que guarda livros, fios e memórias, disparando narrativas coletivas.
Caminhando pelo parque, o público irá se deparar e costurar essas experiências em um percurso que se torna também uma jornada poética. “Atravessar o parque é como adentrar uma floresta mágica, povoada por seres, ecos da ancestralidade, gestos, objetos e imagens em metamorfose”, pontua Sttefânia Mendes, produtora do evento. A atividade também conta com o apoio das Secretarias de Cultura e do Meio Ambiente de Sorocaba. (Da Redação)
SERVIÇO
Festival de Artes Híbridas
Quando: Domingo (28), 14h às 16h
Onde: Parque da Biquinha, av. Comendador Pereira Inácio, 1112, Jardim Emília
Entrada: gratuita