Concertos
Em Tatuí, a música é a atração no Teatro Procópio Ferreira hoje e amanhã
O Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), recebe hoje (24) a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, que irá contar com a participação de um convidado especial, a partir das 20h. Amanhã (25), no mesmo horário, será a vez do concerto da Camerata de Violões e grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí. As duas apresentações são gratuitas.
No evento desta quarta-feira, a Sinfônica realiza o concerto com participação de Giancarlo Medeiros (saxofone barítono) e regência de Marco Almeida Jr. Fundada em 1992, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí se destaca por incentivar a criação de obras originais para bandas, encomendando peças a compositores e arranjadores brasileiros. Ao longo de sua trajetória, recebeu regentes renomados como Arnald Gabriel, Marcos Sadao, Marcelo Jardim, Monica Giardini, Mathew J. George, Frank Batisti, Nigel Clark e José Ursicino (Duda).
Numa parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o grupo vem resgatando obras de Heitor Villa-Lobos para banda sinfônica, com foco em canções folclóricas e populares brasileiras. Suas gravações, sob regência de Marcelo Jardim, evidenciam a relevância da banda no processo de musicalização idealizado por Villa-Lobos e a riqueza da cultura musical do país. Com diversos CDs e DVDs lançados, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí é o grupo que mais registrou repertório brasileiro, com produções como: Compositores Brasileiros, Pro Banda, Arranjadores Brasileiros, Retratos, Do Coração e da Alma (dedicado a Hudson Nogueira), Para as Bandas, 15 anos, 20 anos, além do DVD A Banda do Villa.
Quinta com a Camerata
Amanhã (25), será a vez de um concerto muito especial com o Grupo de Música Raiz, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí. Juntos, os Grupos Artísticos Musicais da instituição convidam para a apresentação o acordeonista Bruno Moritz. Criado em 2018, o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí se destaca na difusão da música tradicional brasileira, com repertório que valoriza ritmos e melodias de diferentes regiões do país.
Ao longo dos anos, o conjunto já se apresentou ao lado de nomes como Renato Teixeira, Ceumar, Zé Mulato e Cassiano, entre outros. Atualmente é coordenado por Thadeu Romano. Já a Camerata de Violões, fundada em 1996, promove o repertório de compositores brasileiros e latino-americanos, com formações variadas e arranjos especiais. É referência no ensino do instrumento do Conservatório de Tatuí. No momento, a coordenação é de Diego Salvetti.
Nesta apresentação, os grupos recebem Bruno Moritz, multi-instrumentista e premiado acordeonista de Brusque (SC). Moritz se destaca no segmento com uma carreira nacional e internacional, e já se apresentou com Dominguinhos, Sivuca e Renato Borghetti, sendo reconhecido pela versatilidade e profundidade musical.
Os dois eventos têm entrada gratuita e classificação livre. Os ingressos podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na Bilheteria do Teatro Procópio Ferreira, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. (Da Redação)