Começa 3ª feira
Museu Histórico Sorocabano celebra 19ª Primavera dos Museus
Programação gratuita inclui atividades culturais e educativas, com objetivo de atrair a população
Para celebrar a 19ª Primavera dos Museus, o Museu Histórico Sorocabano (MHS) terá uma programação gratuita nos dias 23, 24 e 26 de setembro. Entre as atividades previstas, estão brincadeiras musicais, oficinas de pintura, além da abertura da exposição “Terra Rasgada: memória e resistência indígena”.
A programação tem início na terça-feira (23), às 18h, com a abertura da exposição “Terra Rasgada: memória e resistência indígena”, produzida por um coletivo que inclui indígenas e não indígenas. O tema que norteia a mostra é a longa história indígena de ocupação e circulação no território, ligada à memória ancestral e à resistência de povos plurais. Desta forma, serão apresentados artesanatos indígenas de diversos povos, bem como materiais arqueológicos regionais.
A exposição é contemplada no edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab) da cidade, viabilizada com recursos do Governo Federal e executada pela Secretaria de Cultura (Secult) do município.
Na quarta-feira (24), às 10h, é possível participar de atividades, histórias e brincadeiras musicais que serão conduzidas pelos artistas Tatiana Zalla e Leandro Manuí com o tema “Esse tal de Curupira”. Para encerrar a programação, na sexta-feira (26), às 14h, será realizada uma oficina de pintura com tintas naturais com o artista plástico Etore Piqueria.
As oficinas são abertas para crianças e adultos com vagas limitadas. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail [email protected], informando qual atividade é desejada. O Museu Histórico Sorocabano está localizado na rua Theodoro Kaisel, na Vila Hortência, anexo ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.
Iniciativa
A 19ª Primavera dos Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), promovida de 22 a 28 de setembro, em todo território nacional, com o tema “Museus e mudanças climáticas”. O objetivo desta edição é conscientizar e incentivar ações de enfrentamento à crise climática e preservar histórias, territórios e modos de vida. (Da Redação)