Buscar no Cruzeiro

Buscar

Indicados

Grammy destaca força e diversidade da música nacional

Brasil tem presença marcante na 26ª edição da premiação, com artistas consagrados e novos nomes entre os indicados às principais categorias

18 de Setembro de 2025 às 23:03
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cerimônia de entrega de troféus está marcada para 13 de novembro, 
na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas
Cerimônia de entrega de troféus está marcada para 13 de novembro, na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas (Crédito: REPRODUÇÃO INTERNET)

A Academia Latina da Gravação anunciou na quarta-feira (17) os indicados à 26ª edição do Grammy Latino, que celebra os melhores profissionais da indústria da música latina. A cerimônia está marcada para 13 de novembro, na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, Estados Unidos.

O grande destaque entre os brasileiros é Liniker, que concorre em sete categorias, incluindo algumas das mais prestigiadas da premiação, como Gravação do Ano (Ao Teu Lado), Álbum do Ano (Caju) e Canção do Ano (Veludo Marrom).

A diversidade da música brasileira também se reflete na categoria Melhor Artista Revelação, que conta com as cantoras Juliane Gamboa e Sued Nunes. Outros nomes importantes aparecem na lista, como Papatinho (MPC - Música Popular Carioca), Yamandu Costa (duas indicações na categoria instrumental), Hamilton de Holanda, Djonga, Marcelo D2, Marina Sena, Luedji Luna e Rubel.

O samba e o pagode também estão bem representados com Alcione, Mart’nália e Zeca Pagodinho, enquanto o sertanejo chega com Ana Castela e a dupla Chitãozinho & Xororó.

A nova geração da MPB marca presença com Dora Morelenbaum, Rachel Reis e Jadsa. O ícone Milton Nascimento aparece em parceria com a cantora norte-americana Esperanza Spalding na canção “Um Vento Passou”.

No total, são 60 categorias em disputa este ano, com a adição de três novas: mídias visuais, melhor música para mídias visuais e melhor canção de raízes.

Música brasileira

Criado em 2000, o Grammy Latino é uma das maiores premiações da indústria fonográfica. Além das categorias gerais, o evento contempla segmentos específicos para a música em língua portuguesa, como Melhor Álbum de Samba/Pagode, Melhor Álbum de MPB e Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras.

Ao longo de sua história, a cerimônia se consolidou como um espaço fundamental para reconhecer a pluralidade da produção brasileira, que este ano volta a marcar presença em diferentes gêneros, do urbano ao instrumental, passando pelo sertanejo, samba, pop e a nova MPB. (Agência Brasil)

 

BRASILEIROS INDICADOS

* Liniker - 7 indicações, incluindo Gravação do Ano, Álbum do Ano e Canção do Ano
* Juliane Gamboa - Artista Revelação
* Sued Nunes - Artista Revelação
* Milton Nascimento & Esperanza Spalding - Melhor Canção em Língua Portuguesa
* Marina Sena - Melhor Canção em Língua Portuguesa e Melhor Álbum Pop Contemporâneo
* Djonga - Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa e Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa
* Maria Beraldo - Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa
* Bayana System - Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa
* Yamandu Costa - Melhor Álbum Instrumental (duas indicações)
* Hamilton de Holanda - Melhor Álbum de Jazz Latino
* Alcione, Mart’nália e Zeca Pagodinho - Melhor Álbum de Samba/Pagode
* Ana Castela e Chitãozinho & Xororó - Melhor Álbum Sertanejo
* Luedji Luna, Rubel, Dora Morelenbaum e Rachel Reis - Melhor Álbum de MPB