A Utopia
Gabinete de Leitura tem encontro sobre a vida e obra e Thomas Morus
Atividade gratuita está marcada para a tarde de hoje, com mediação do pesquisador José Rubens Incao
Em meio ao ritmo acelerado de uma cidade como Sorocaba, o Gabinete de Leitura Sorocabano oferece um espaço de contemplação, estudo e conexão, aberto gratuitamente à população. Nos encontros, conduzidos pelo pesquisador José Rubens Incao, são discutidos diversos temas, que vão da cultura brasileira a reflexões mitológicas. Hoje (18), o destaque será a vida e a obra de Thomas Morus (1478-1535), estadista inglês canonizado e considerado o padroeiro dos governantes. Ele também atuou como filósofo, escritor, advogado e diplomata.
Filho de advogado, Morus recebeu educação sólida em colégios católicos e se tornou uma das figuras mais respeitadas de seu tempo, conhecido pela clareza de pensamento e pelo senso de justiça. Ocupou importantes cargos públicos, chegando ao posto de chanceler. Foi decapitado após se recusar a liderar a Igreja Anglicana, instituída pelo rei Henrique VIII.
Entre suas obras, a mais conhecida é “A Utopia”, escrita a partir de relatos sobre as recém-descobertas terras da América. O livro descreve um reino ideal, onde o governo refletia a vontade da maioria, com respeito à liberdade religiosa e de pensamento. A propriedade, fosse material ou de valores, era compartilhada em benefício coletivo.
Thomas Morus também era lembrado pelo bom humor e otimismo, mesmo em situações adversas. Foi canonizado em 1935 pelo Papa Pio XI, e, posteriormente, o Papa João Paulo II — um de seus admiradores — o proclamou padroeiro dos governantes, destacando sua ética e a defesa da prosperidade comum.
Os Encontros Culturais são realizados todas as quintas-feiras, das 14h às 16h, no Gabinete de Leitura Sorocabano — Praça Coronel Fernando Prestes, Centro. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. Outras informações pelo telefone (15) 3232-0768. (Vernihu Oswaldo)