Buscar no Cruzeiro

Buscar

Marco

Músico sorocabano se apresenta com Orquestra Popular de Paraty

Convite coloca região de Sorocaba em destaque no cenário da cultura popular brasileira

15 de Setembro de 2025 às 22:39
Cruzeiro do Sul [email protected]
Seu Maia fez extensa pesquisa sobre os ritmos tradicionais brasileiros
Seu Maia fez extensa pesquisa sobre os ritmos tradicionais brasileiros (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O cantor, compositor e multi-instrumentista sorocabano Jadson Fernandes, artisticamente conhecido como Seu Maia, marca presença como músico convidado na renomada Orquestra Popular de Paraty. Amanhã (17) e na quinta-feira (18) ele se apresenta na histórica cidade fluminense. As apresentações acontecem na Casa da Cultura de Paraty. Já na sexta-feira (19), Seu Maia se apresenta novamente com a orquestra, mas no Espaço Cultural BNDES, no Rio de Janeiro.

Sua participação na orquestra coloca a região de Sorocaba em destaque no cenário da cultura popular e da música brasileira tradicional. “É uma honra representar nossa região em um projeto de tamanha envergadura. A Orquestra Popular de Paraty reúne músicos de altíssimo nível e poder fazer parte dessa formação é um marco na minha carreira”, comenta.

Natural de Alumínio e radicado em Sorocaba, Jadson adotou o nome artístico Seu Maia após uma extensa pesquisa sobre ritmos tradicionais brasileiros, tendo mergulhado na tradição do Samba de Coco de Arcoverde (PE), quando conheceu o lendário grupo Raízes de Arcoverde. Essa experiência moldou sua missão artística: divulgar e reverenciar os mestres da cultura popular brasileira a partir de sua base na região de Sorocaba.

Baterista da Banda Cataia e do trio Sumaúma Project, Seu Maia também tem seu projeto autoral intitulado “Forró do Seu Maia”, no qual apresenta uma abordagem contemporânea da música nordestina tradicional, sempre honrando a essência do forró pé-de-serra.

Com a participação na Orquestra Popular de Paraty, Seu Maia não apenas representa Sorocaba no cenário cultural nacional, mas também consolida sua trajetória como um importante divulgador da música popular brasileira. “Levar a essência da nossa cultura tradicional para palcos de prestígio como esses é realizar um sonho e cumprir uma missão. É mostrar que a música popular brasileira tem força e merece ser celebrada em todos os cantos do país”, enfatiza. (Da Redação)