Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sétima arte

‘Cult nas Quartas’ apresenta história de Amélie Poulain

Em "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" todos os personagens são importantes, destacando suas manias com realismo e humor

09 de Setembro de 2025 às 23:44
Cruzeiro do Sul [email protected]
Figura principal do filme cativa por sua inocência, doçura e bondade
Figura principal do filme cativa por sua inocência, doçura e bondade (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O Cult nas Quartas volta hoje (10) a ser atração cinematográfica gratuita para os sorocabanos apreciadores da sétima arte, desta vez com a apresentação da produção francesa de 2002, “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (Le Fabuleux destin d’Amélie Poulain ), às 19h, na estação Paula Souza.

Dirigido por Jean-Pierre Jeunet, com Audrey Tautou, Maurice Bénichou, Mathieu Kassovitz e Rufus no elenco, o filme mostra a história da inocente Amélie (Audrey Tautou) que, após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete.

Certo dia, encontra uma caixa escondida no banheiro de sua nova casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo.

Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

O roteiro, escrito por Jeunet e Guillaume Laurant, tem a sensibilidade de apresentar não apenas a história principal com importância, mas também subtramas envolventes. Ou seja, todos os personagens são importantes, sendo eficiente apresentá-los destacando suas manias, como gostar de esvaziar a bolsa para preenchê-la depois, o que cria intimidade com o público instantaneamente, recurso para não permitir que o filme fique arrastado ou monótono. E, claro, o roteiro também mostra que na vida, todas as pessoas têm o seu valor.

Mas é Amélie que se destaca. Ela consegue mostrar toda a doçura e bondade da protagonista. Além de ser visualmente instigante, o filme é inspirador, ao destacar a beleza nos detalhes, ensinando ainda que os verdadeiros prazeres da vida podem estar em pequenos momentos do dia a dia.

A estação Paula Souza está localizada na rua Dr. Paula Souza, 420, região central de Sorocaba (Da Redação)