Buscar no Cruzeiro

Buscar

Representatividade

Sinfônica destaca presença das mulheres nas orquestras

Proposta da ação é reforçar a importância da representatividade feminina na música de concerto

09 de Setembro de 2025 às 23:36
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ellen Hummel é oboísta, professora de música e integrante da OSS
Ellen Hummel é oboísta, professora de música e integrante da OSS (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS), reconhecida como Patrimônio Cultural da cidade, recebe na sexta-feira (12) e no domingo (14) duas convidadas especiais: a maestra Natália Larangeira e a oboísta sorocabana Ellen Hummel. Os espetáculos acontecem às 20h e às 19h, respectivamente, na Sala da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), na região central da cidade.

A proposta da ação é reforçar a importância da representatividade feminina na música de concerto. Desta forma, a OSS sobe ao palco ao lado de Larangeira e Hummel, para a apresentação de três obras, começando por “Abertura nº 1 em Dó maior”, de Fanny Mendelssohn, composta em 1832, na transição entre o Classicismo e o Romantismo.

Na sequência, o grupo traz “Matinas para oboé e cordas”, de João Guilherme Ripper. A peça brasileira contemporânea destaca a expressividade do oboé em diálogos líricos e introspectivos. Por fim, a apresentação terá a icônica “Sinfonia nº 5 em Dó menor”, Op. 67, de Ludwig van Beethoven, reconhecida pelo célebre motivo inicial que conduz a narrativa musical do drama à vitória.

Administrada pela Fundec, atualmente a orquestra realiza concertos regulares em Sorocaba e região, recebendo anualmente convidados nacionais e internacionais.

Conheça as convidadas

2º lugar no III Concurso para Regentes da Ópera de Baugè (França/2019), Natália Larangeira é regente de ópera, coro e orquestra, atuando no Brasil e no exterior. A maestra também é fundadora e diretora artística da Camerata Filarmônica de Indaiatuba, e desenvolve pesquisa sobre repertório composto por mulheres.

Já a oboísta Ellen Hummel é sorocabana, professora e integrante da Orquestra Sinfônica. Ela possui doutorado pela University of Nevada Las Vegas/EUA, com mestrado pela Azusa Pacific University, na Califórnia/EUA, e bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP), atuando ao lado de artistas internacionais.

Os ingressos, aos valores de R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira), estão disponíveis na plataforma do Sympla ou presencialmente na Fundec, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. A Sala Fundec está localizada na rua Brigadeiro Tobias, 73, no Centro de Sorocaba. (Da Redação)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos